Cidadania

Paraná começa por São José dos Pinhais campanha de vacinação contra aftosa
02-05-2006 15:01

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil*

Curitiba - O lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná, será hoje, às 11 horas, no município de São José dos Pinhais. A meta da Secretaria da Agricultura é imunizar, até o dia 20 deste mês, 100% do rebanho paranaense, estimado em 10,2 milhões de cabeças. Na última campanha, realizada em novembro de 2005, foram vacinados 97,6% dos bovinos paranaenses.

Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, os produtores têm até o dia 30 de maio para apresentar a documentação comprovando a vacinação dos animais. A multa é de R$ 76,45 por cabeça de gado não vacinada.

Ontem (1º), teve início a campanha nacional em 14 estados e no Distrito Federal, com previsão de imunizar 69% do rebanho brasileiro, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A segunda etapa da campanha nesses estados está prevista para novembro.

A campanha faz parte do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa do ministério. O Brasil tem 202,5 milhões de cabeças de gado e a campanha prevê imunizar 139,4 milhões de animais.

*Colaborou Alessandra Bastos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado