Cidadania

Proposta concede entrada gratuita em eventos culturais à pessoa com deficiência de baixa renda
28-06-2018 15:25

O benefício pode ser estendido ao acompanhante



A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (26) proposta que assegura acesso gratuito a eventos artístico-culturais a pessoas com deficiência comprovadamente carentes.



Para ter acesso à gratuidade, a pessoa com deficiência deverá estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O benefício, nesse caso, pode ser estendido ao acompanhante. 



Foi aprovado um substitutivo da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), ao Projeto de Lei 1420/15, do deputado Ricardo Izar (PP-SP). A relatora concordou com a proposta, mas optou por um novo texto para restringir a gratuidade apenas a pessoas com deficiência de baixa renda. O projeto original concedida o benefício a todas as pessoas com deficiência.



“O novo texto atende à parcela da população com deficiência que não pode, de fato, arcar nem com os custos da meia-entrada em eventos culturais”, disse.



Hoje, de acordo com a Lei 12.933/13, as pessoas com deficiência têm direito a meia-entrada.



O substitutivo também obriga estabelecimentos que ofertarem eventos culturais a afixar cartazes em locais visíveis para alertar sobre a gratuidade para pessoas com deficiência, informando ainda os telefones dos órgãos de fiscalização.



Tramitação

A proposta será ainda analisada conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



ÍNTEGRA DA PROPOSTA:



PL-1420/2015



Reportagem – Murilo Souza

Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias' 



 

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado