Cidadania

Requião anuncia regulamentação da Lei de Rotulagem de transgênicos
20-03-2006 15:39

O governador Roberto Requião foi aplaudido pelo público presente ao coquetel de abertura da 8ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP8), realizado no último domingo (19), no Jardim Botânico de Curitiba, ao anunciar em seu discurso que o Paraná será o primeiro estado brasileiro a ter uma lei própria de rotulagem de produtos com Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

“Radicalizamos na luta contra os transgênicos, por entender que os organismos geneticamente modificados também podem constituir fator de risco para a preservação da nossa biodiversidade. Para avançar nesta luta, na próxima quarta-feira (22), no Expotrade, onde será realizada a COP8, vou assinar decreto que regulamenta a lei de rotulagem dos transgênicos. Nós temos essa abertura legal, essa responsabilidade concreta”, disse o governador.

Requião comentou que a 3ª Convenção do Protocolo de Cartagena sobre Biossergurança - MOP3 – terminou, mais uma vez, sem a imposição daquilo que é a vontade da maioria dos países: a clara identificação das -cargas que contenham transgênicos.

“Houve avanços. A própria posição brasileira foi um avanço. Deixamos a incômoda companhia daqueles que defendiam os interesses das transnacionais para perfilar ao lado dos que se preocupam com a defesa do meio ambiente, da saúde e da soberania das sementes”, afirmou.

Requião condenou, porém, o prazo para decisão final sobre rotulagem e identificação de transgênicos. “Há quem diga que 2012 está logo aí. De fato, não é muito tempo. No entanto, são tantos adiamentos, concessões, conciliações, que todo tempo perdido é uma volta a mais no torniquete que estrangula o nosso planeta”, salientou o governador.
Biodiversidade – Requião disse que em relação à biodiversidade, nem toda a pressa do mundo, esforços e discursos serão suficientes para recuperar espécies vegetais e animais que a irresponsabilidade do homem já extinguiu.

“Se a MOP3 não teve todo o sucesso desejado, vamos esperar agora que a COP8 avance além das expectativas. E a expectativa é a indicação e adoção de medidas e políticas que desacelerem a destruição da biodiversidade da Terra”, fortaleceu o governador. Segundo ele, há um contra–senso quando o avanço tecnológico e o progresso científico aumentam na mesma proporção que as agressões ao meio ambiente.

“Não me parece que sejam civilizadas, avançadas e progressistas as posições daqueles que rejeitam o Protocolo de Kyoto, desdenham do aquecimento global, dão ombros para o avanço da desertificação, a poluição dos mares, a morte dos rios e destruição das florestas”, enumerou. O governador lembrou que poucos países jogam como o Brasil um papel tão vital na defesa e conservação da biodiversidade no planeta.

“Dizem que respondemos por mais de 20% dessa biodiversidade. Logo, nós os brasileiros, devemos ser os mais radicais de todos na defesa do meio ambiente. Nós, os paranaenses, com apenas 2% do território brasileiro, já estamos agindo assim”, disse.

O governador finalizou seu discurso dizendo que em sua experiência nesses três anos de governo e em seu primeiro mandato (1991-1995) como governador do Paraná tem demonstrado que toda concessão e conciliação resultam na pior atitude de um governante.

“Nenhum empresário, produtor agrícola ou incorporadora imobiliária, procura o governador para oferecer a ele sugestões de medidas protetoras da natureza. Todos querem exceções às regras, flexionar, atenuar as políticas conservacionistas. E se o governante não for duro, de concessão em concessão acaba destruindo um tanto a mais o que já foi tão agredido”, finalizou. A sua expectativa é de que a Conferência de Curitiba “marque a data em que o homem começou a reverter todo o processo”.

Estiveram presentes ao evento de abertura da COP8 o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, o prefeito de Curitiba, Beto Richa; representando a Ministra Marina Silva, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone; o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, ministros estrangeiros, representantes de delegações internacionais, políticos e empresários.

Agência Estadual de Notícias
Foto-Roberto Corradini-SECS
Curitiba-19-03-06- O governador Roberto Requião foi aplaudido pelo público presente ao coquetel de abertura da 8ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP8), realizado no último domingo (19), no Jardim Botânico de Curitiba.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado