Cidadania

Requião e Pastoral da Criança lançam pacto para reduzir mortalidade infantil
11-04-2006 19:07

O governador Roberto Requião liberou R$ 24 milhões para a implantação do “Pacto Estadual pela Vida – Estratégias para Redução da Mortalidade Materno-Infantil” no Paraná. O projeto vai funcionar em uma parceria entre as Secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Urbano e contará com a participação da Pastoral da Criança. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (11), durante reunião sa Escola de Governo. “Queremos um plano completo, para resolver todo o processo. Uma vida vale tanto como tantas outras”, afirmou o governador.

O plano tem um conjunto de ações para combater os índices de mortalidade no Estado. Um dos principais pontos do projeto é o repasse de recursos para a construção de unidades de saúde especiais e compra de equipamentos para atendimento integral à mulher e à criança. “Mas não adiantaria apenas entregarmos as unidades e os equipamentos, precisamos auxiliar os municípios no custeio”, completou Requião.

Embora a atenção básica seja de responsabilidade dos municípios, o Governo do Estado fará aporte de recursos e vai prestar assessoria técnica para diminuir os índices de mortalidade. As unidades serão construídas em uma primeira etapa em 60 municípios, com possibilidades de ampliação. Entretanto, o plano se aplica a todas as regiões do Paraná.

O governador também destacou a função da Pastoral da Criança no processo. Segundo ele, a Pastoral tem o contato direto com a comunidade e auxiliará, inclusive, na fiscalização do funcionamento das unidades. “Não adianta atender 15 pessoas em 20 minutos. As consultas precisam ser agendadas e planejadas”, afirmou. Para isso o trabalho dos pediatras será fundamental, assim como de todos os profissionais de saúde envolvidos. “As estatísticas apontam que 66% dos óbitos ocorrem até cinco dias após o nascimento do bebê. Por isso a ação dos pediatras é imprescindível”, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

Extraordinário - A presidente da Pastoral da Criança, Zilda Arns, destacou a implantação do programa e disse ter certeza que estas ações vão auxiliar na queda dos índices. “Tudo o que se faz para a redução da mortalidade é extraordinário. Gostei muito. É um grande programa”, avaliou. Ela disse ainda que a Pastoral atende hoje 216 mil crianças no Paraná e que 46% das crianças pobres hoje são atendidas pela entidade. “Esse programa vai diminuir a mortalidade dentro das famílias atendidas. Hoje 36% das mortes ocorre durante a gestação e o parto. Agora, encaminharemos nossas gestantes e crianças para estas unidades para serem bem atendidas”, disse.

“Hoje é um dia histórico para a saúde pública do Paraná”, destacou o secretário Cláudio Xavier. Ele explica que também está previsto no plano a estruturação e entrega de mais seis centros de atenção à mulher, o “Ser Mulher”, com atendimento integral e multidisciplinar. Atualmente já existem oito e outros oito estão em processo de implantação. Com a construção dos novos centros haverá um por Regional de Saúde.

Da mesma maneira será a construção de novas casas de apoio a gestantes. Xavier explicou que em visita a Cuba, um dos destaques apontados pelas autoridades sanitárias daquele País para a redução da mortalidade materna e infantil são as casas de gestantes. Estes locais servem para que pessoas com domicílio de difícil acesso aos hospitais, como no caso de residências em distritos rurais, não precisem fazer constantes deslocamentos. As gestantes serão assistidas naquele local aguardando o momento do parto.

Ambas as ações contarão com parcerias com os Consórcios Intermunicipais de Saúde. Zilda Arns também concorda com a afirmação do secretário e disse que esses locais são fundamentais na redução da mortalidade. “Algumas gestantes de alto risco precisam se locomover e podem sofrer complicações. Às vezes não dá tempo. Se ela vier antes, volta depois com a criança saudável. É um avanço extraordinário”, afirmou. Atualmente existem cinco e outras 17 serão equipadas, para atender todas as Regionais de Saúde.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, explicou o planejamento das ações do plano e afirmou ser fundamental a parceria com a Pastoral da Criança. “A pastoral orientará e encaminhará as crianças e gestantes para as unidades que serão construídas”, afirmou. Forte Netto também disse que é uma grande satisfação fazer parte da construção de um projeto como este. “É uma felicidade muito grande. Ainda mais para mim, que tenho ação voluntária há mais de 38 anos no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba”, disse.

Uma outra parceria, desta vez com a Unicef, também está em andamento para a reprodução de um material informativo com orientações sobre o aleitamento materno. Além disso, o Estado oferecerá medicamentos para o tratamento das gestantes com toxoplasmose congênita – que pode levar a cegueira completa da criança –, assessorar na estruturação e equipar bancos de leite humano, entre muitas outras ações. “Estas ações estão sendo planejadas para completar todas as Regionais de Saúde do Paraná. Ou seja, todo paranaense terá acesso a estes atendimentos”, afirmou Xavier.

Em um primeiro momento, o público-alvo são os municípios que entre os anos de 1999 a 2005 vêm apresentando mortalidade infantil crescente ou oscilante, com a presença de mortalidade materna e que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Estado.

No Paraná, o governo estadual vem implantando diversas ações voltadas à saúde da mulher e do recém-nascido. Resultado disso é a diminuição dos índices nos últimos anos. Em 2003, havia 16,46 mortes para 1000 nascidos vivos; no ano seguinte, este valor diminuiu para 15,41; já em 2005, o índice preliminar está em 14,4 e segundo especialistas na área não devera superar a marca dos 15, a menor de toda a história do Paraná.

Investimentos na Saúde – Ao apresentar o programa, Xavier fez um balanço geral das ações da Secretaria de Saúde, lembrando o aumento superior a 103% de investimentos na área de saúde com redução de 50% dos gastos oriundos da implantação do pregão eletrônico. O secretário também anunciou a parceria com o prefeito de Curitiba, Beto Richa para a construção de um hospital de referência em geriatria com atendimento na residência das pessoas, além de hospitais infantis na Região Metropolitana de Curitiba e em Ponta Grossa.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Theo Marques - SECS
O governador Roberto Requião, a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado