Ciência e Tecnologia

Abertas as inscrições para Circuito de Software Livre
16-09-2008 18:10

Já estão abertas as inscrições para a nona e última etapa do Circuito Paraná de Software Livre 2008, a ser realizado em Curitiba no próximo final de semana. Desde que foi criado em 2006, esta é a primeira vez que a capital paranaense abrigará o evento, cujo principal objetivo é a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos sobre os programas de computador de código aberto.

Além dos tradicionais parceiros – Secretaria de Assuntos Estratégicos e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), promotora do evento, conta nesta etapa com a participação da Universidade Federal Tecnologia do Paraná (UTFPr), em cujas dependências o circuito será realizado.

A abertura oficial está prevista para a sexta-feira (19), às 19h30, no auditório da UTFPr (av. Sete de Setembro, 3165). Em seguida, será apresentado um histórico do software livre no Governo do Paraná em palestra do diretor de Serviços IP e Multimídia da Celepar, Claúdio Crossetti Dutra.

No sábado (20), a partir das 9h, na própria UTFPr, acontecerão as palestras e oficinas sobre o uso e desenvolvimento da tecnologia software livre, a maioria apresentada por técnicos da própria Celepar. As palestras abordarão temas que vão da implementação de segurança aos sistemas de geoprocessamento em software livre.

Sistemas de correio eletrônico e redes convergentes para telefonia sob IP, além de casos de sucesso como do Detran-PR e ferramentas para ensino à distância fazem parte da grade de palestras. Também estão previstas oficinas sobre o editor de desenhos vetoriais Inkscape e da suíte de escritório BrOffice (editor de textos, planilhas e apresentações).

FESTIVAL - Outra atração é o Festival de Instalação de Software, o Install Fest. Durante todo o sábado, técnicos da Celepar estarão à disposição dos interessados, no próprio local do Circuito, para a instalação de programas nos computadores pessoais. Para tanto, basta levar os gabinetes sem os periféricos.

Neste ano, o Circuito Paraná já aconteceu nas cidades de Ponta Grossa, Campo Mourão, Guarapuava, Guaíra, Cascavel, União da Vitória e São Paulo. Neste final de semana acontece a etapa de Palmas, na região Sudoeste.

As inscrições, gratuitas e abertas à comunidade, podem ser realizadas através do endereço: http://www.circuito.pr.gov.br.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado