Ciência e Tecnologia

Câncer de Córtex Adrenal tem grande incidência no PR
27-11-2014 19:07

Hoje (27) é o Dia Nacional da Luta contra o Câncer e, nesta data, vale lembrar alguns tipos da doença com destaque no Paraná. O Estado possui a maior incidência de câncer de córtex adrenal do Brasil. Os casos representam 15 vezes mais do que em outras regiões, onde há quatro casos registrados para cada um milhão de habitantes. Nos EUA, por exemplo, há 0,3 casos para cada um milhão. O motivo seriam as características de evolução genética da população, porém, ainda não se sabe o que gerou essa mutação.

Os dados no Paraná foram registrados por exame de DNA, realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe, através de um rastreamento neonatal, o primeiro desenvolvido no mundo. O trabalho é desenvolvido pelo pesquisador Bonald Figueiredo e via identificar a mutação genética que predispõe o paciente ao câncer. “Este teste é essencial para diminuir a incidência de câncer na população infantil”, explica Figueiredo. “É o único que permite identificar a probabilidade da criança desenvolver um tumor, além de alertar à família sobre a possível doença também nos demais membros.”

O estudo científico é desenvolvido no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e identificou que a mesma alteração genética está ligada ao desenvolvimento de outro câncer, o carcinoma de plexo coróide (localizado no cérebro e também altamente letal).

Bonald e sua equipe descobriram que a mutação R3337H no gene TP53 aumenta o risco da criança desenvolver o tumor de córtex adrenal. Esse câncer é mais raro em outros países e no Norte e Nordeste do Brasil, mas no Paraná a incidência é mais comum.

Até o fim de 2010, 172 mil crianças do Estado foram submetidas ao exame de DNA para identificar a mutação genética – 461 delas apresentaram alteração. Elas receberão acompanhamento médico até completar 15 anos. Este foi o mais completo e longo estudo de acompanhamento do tumor de córtex adrenal já feito no mundo.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado