Ciência e Tecnologia

Casa Andrade Muricy abre mostra do design japonês
06-05-2008 18:21

Celular, computador, despertador, carros e câmara digital ilustram o estilo de vida contemporâneo, marcado pela globalização e gosto universal. A fim de mostrar essa concepção e a evolução do design japonês, a Secretaria de Estado da Cultura abre, nesta quinta-feira (08), às 19 horas, na Casa Andrade Muricy, a mostra “Design do Japão: Hoje 100 – Um estilo de vida contemporâneo”.

Serão expostos cerca de 100 produtos de designers japoneses, selecionados por uma comissão formada por professores, curadores e especialistas em design, que deu ênfase às criações a partir da década de 90. A exposição, com entrada franca, permanece em cartaz até o dia 1º de junho.

A mostra traz objetos que remetem ao modo de vida e a um perfil comportamental das últimas décadas. Produtos do período pós 2ª Guerra Mundial estarão expostos para mostrar a origem do design atual. No Japão, a adoção de parâmetros do design americano no pós-guerra foi também um fato histórico, como lembra Hiroshi Kashiwagi, professor e um dos curadores da exposição.

Para o designer e também curador Makoto Koizumi, a mostra é reflexo do esforço de arquitetos e designers para mostrar o Japão ao mundo. “Eu acredito que esta exposição contempla as criações de designers japoneses com grande sinceridade, então espero que muitas pessoas possam vê-la”, disse.

Koizumi afirma que a palavra de ordem do design moderno é a praticidade. “Pela quantidade de produtos e informação que a sociedade recebe hoje em dia, nós devemos criar equipamentos apropriados, preferencialmente coisas que as pessoas usem àquelas que nós podemos vender”.

A tendência atual também reflete um momento específico. A consciência ecológica levou o Japão a desenvolver o primeiro carro com motor híbrido (gasolina - álcool). Novas formas de energia são fatores essenciais retratados na exposição, aliadas à concepção japonesa de compactação e miniaturização.
Além de Kashiwagi e Koizumi, assinam a curadoria a produtora da Nippon Design Center Nobuko Shimuta e o curador do Museu de Kawasaki, Masafumi Fukagawa. A exposição é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, do Consulado Geral do Japão em Curitiba e da Fundação Japão para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Serviço: mostra de objetos do design japonês
Abertura: quinta-feira, dia 8
Horário: 19 horas
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro)
Telefone: (41) 3321-4798
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábados e domingos, das 10 às 16 horas. A mostra permanece até o dia 1º de junho. Entrada franca.


AEN
Foto: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado