Ciência e Tecnologia

Chuva de meteoros pode ser vista em Curitiba
28-09-2015 17:48

No próximo dia 3, às 15h, acontece na FTD Digital Arena a sessão “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”, que demonstrará como será a chuva de meteoros Orionídeas. O fenômeno anual, que atinge seu auge no dia 21/10 mas a partir do dia 9 já será visível, ocorre quando a Terra passa pela região do espaço em que foi deixado um rastro de poeira pelo cometa Halley. No dia, além da demonstração também serão dadas dicas de como visualizar a chuva de casa, qual melhor horário para vê-la e em que local do céu olhar.

Segundo o professor de astronomia do FTD João Carlos de Oliveira, durante o fenômeno, cerca de 20 meteoros por hora poderão ser vistos da Terra. O físico explica que os meteoros são pedaços de rocha que orbitam no espaço com grandes velocidades que, ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, se desintegram devido ao atrito e, nessa desintegração, se queimam e dão origem a um fenômeno luminoso que risca o céu. “Um bom espetáculo pode ser experimentado nos inícios das manhãs, antes do Sol nascer entre os dias 20 e 24 de outubro”, diz.

Além deste evento, na sessão “As Fronteiras do Sistema Solar”, que acontece às 14h do mesmo dia, os amantes da astronomia poderão saber mais sobre a importância e características do Sol e seus oito planetas, quais são os planetas anões, a relevância da nossa Lua e de outras luas e outros elementos que formam o Sistema Solar. No mês de outubro, os valores para quem pretende assistir às sessões estão pela metade do preço devido ao dia das crianças.

Programação
As sessões – “As Fronteiras do Sistema Solar” e “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera” – acontecem uma vez por mês, sempre às 14h e às 15h, respectivamente. A programação completa está disponível no site www.ftddigitalarena.com.br. O Planetário Digital FTD Digital Arena está localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR.

Serviço:
Atividades no FTD Digital Arena
Data: 03/10
Horário: 14h | “As Fronteiras do Sistema Solar”
Horário: 15h | “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”
Local: Planetário FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. Entrada pelo Portão 01 da PUCPR).
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)
O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.
Mais informações: 41 3271 6322

Saiba mais!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado