Ciência e Tecnologia

Circuito de Software Livre tem a quarta etapa em Guarapuava
30-05-2008 12:05

Desenvolvimento de sistemas, geoprocessamento, telefonia IP e acesso à internet. Estes são os principais temas das palestras da quarta etapa do Circuito Paraná de Software Livre 2008, que será aberto nesta sexta-feira (30) em Guarapuava, na região Centro-Oeste do Estado. As inscrições, para as palestras, oficinas e laboratórios, poderão ser feitas até às 8h30 de sábado (31) no local do evento no campus central da Unicentro (Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Santa Cruz).

A abertura do Circuito, com a presença de autoridades, está prevista para as 19h no auditório Francisco Contini. A palestra inaugural - “O Software Livre no Governo do Paraná” -, com o diretor de Serviços IP e Multimídia da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Cláudio Crossetti Dutra, acontecerá logo em seguida.

]O evento prossegue durante todo o sábado, a partir das 9h, na Unicentro, com uma extensa grade de palestras, oficinas, laboratórios e o Festival de Instalação de Software, o Install Fest.. Neste ano, o Circuito está oferecendo laboratórios sobre a suíte de escritório BrOffice (editor de texto, planilhas, apresentações e desenhos) e XOOPS (eXtensible Objetc Oriented Portal Systems), ferramenta para a construção de portais dinâmicos na internet, Gimp (editor de imagens) e Inkscape (editor de desenhos vetoriais), com três horas de duração cada.

Os estudantes, professores, profissionais de informáticas e usuários que comparecerem ao Circuito também poderão participar das seguintes palestras: Implementando Segurança com Software Livre (das 09h00 às 10h20), Debian - Distribuição Linux para computadores de mesa e servidores (das 10h30 às 11h50), Desenvolvimento de Sistemas utilizando Software Livre - Case Saúde (das 14h00 às 15h20), Expresso - Correio Eletrônico, Catálogo, Agenda e Gerenciador de Tarefas (das 15h30 às 16h50), Geoprocessamento com Software Livre (das 09h00 às 10h20), Migração para Software Livre (das 10h30 às 11h50), Acessibilidade Web das 14h00 às 15h20) e Telefonia IP e Redes Convergentes (das 15h30 às 16h50).

Quem quiser instalar programas software livre em seu computador, como o sistema operacional Linux e outros, devem levar seus computadores (no caso dos computadores de mesa somente os gabinetes) até o local do evento, onde técnicos da Celepar estarão à disposição dos interessados.

Serviço:
Circuito Paraná de Software Livre 2008
Etapa de Guarapuava (Centro-Oeste)
Dias 30 e 31 de maio
Local: Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
(Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Santa Cruz).

AEN
Foto:Celepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado