Ciência e Tecnologia

Comissão discute 4ª feira sistema aberto de documentos eletrônicos
25-03-2008 17:30

A Comissão de Sistemas de Informação e Telecomunicações do Estado do Paraná (Cosit), órgão responsável pelo encaminhamento das questões relacionadas à tecnologia de informação, realiza nesta quarta-feira (26), quando é celebrado o Dia Mundial dos Documentos Livres, uma reunião com todos os chefes de núcleos de informática dos órgãos da administração direta e indireta para discutir a implantação do padrão ODF (Open Document Format) de documentos eletrônicos no âmbito governamental.

Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos Nizan Pereira, que também preside a Celepar e o Cosit, a partir da sanção da Lei 15.742/2007 pelo governador Roberto Requião, o ODF se tornou o padrão preferencial do Governo do Paraná. Esse padrão também é recomendado pela Organização Internacional de Padronização (ISO), entidade responsável pelo reconhecimento da qualidade de produtos e serviços em nível internacional.

De acordo com o secretário, a opção do governo pelo ODF se deve à garantia que os usuários possuem para acessar arquivos e documentos eletrônicos por meio de qualquer sistema ou plataforma interna e externa, o que não ocorre com outros padrões de caráter comercial. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a aprovar legislação nesse sentido.

Durante a reunião também será discutido um cronograma de treinamentos sobre os aplicativos de escritório do BrOffice, sistema de edição de textos, planilhas, apresentações de slides, banco de dados, edição de imagens, fórmula matemática e gráfica. Segundo o assessor de software livre da Celepar Fabiano Mormul, a idéia é que esse treinamento seja feito por meio de multiplicadores. “Num primeiro momento a Celepar treinará um representante de cada órgão, que terá a responsabilidade de repassar seus conhecimentos para os demais setores”, explicou.

Para instalação do sistema BrOffice, a Celepar mantém em seu sítio na internet um repositório de sistemas, inclusive com distribuição padronizada do sistema operacional Linux. O endereço para downloads é www.repositorios.pr.gov.br

Serviço:
Reunião sobre implantação do padrão ODF
Dia: 26 DE MARÇO DE 2008 - 14h00
Local: auditório da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEAE)
Rua Deputado Mário de Barros, 1556
Centro Cívico – Curitiba - PR


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado