Ciência e Tecnologia

Delegacia inova ao usar tecnologia e internet para solução de crimes
09-12-2010 19:12

Policiais da 15.ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel estão usando novas tecnologias para melhorar o combate ao crime. Um programa para o geomapeamento eletrônico de homicídios e pontos de tráfico da cidade vai auxiliar o trabalho dos policiais. “Dessa forma poderemos ter uma resposta ágil sobre suspeitos e criminosos e investigar ligações entre os crimes”, destaca o delegado-chefe da 15.ª SDP, Amadeu Trevisan Araújo.

O sistema utiliza, além do mapa físico, o Google Maps. “A ideia de implantar esse mapa surgiu do aperfeiçoamento de programas semelhantes e que foram adaptados à necessidade da polícia”, conta Robson Gonçalves, policial responsável pelo sistema. O mapa mostra imagens via satélite e é marcado com pontos coloridos, cada cor representando uma ocorrência ou investigação.

INFORMAÇÕES – Um exemplo seria um homicídio registrado na Avenida Brasil, na região central. No ponto exato é aberta uma caixa de diálogo com informações referentes à vítima, suspeitos e autoria, quando disponível. Com isso, o acompanhamento das investigações é facilitado, pois todas as informações estão disponíveis de forma integrada.

O sistema, em breve, deve ser também utilizado para outros tipos de crime, como furtos e roubos. O mapa é atualizado diariamente e de acordo com as ocorrências. “Assim que as informações são anexadas ao caso elas são atualizadas no mapa”, destaca Gonçalves.

REDES – O programa de miniblog Twitter é usado para os integrantes da rede social colaborarem com denúncias, opiniões e comentários. O endereço é o www.twitter.com/@197_Denuncias e o endereço do correio eletrônico é 197denuncias@gmail.com. A polícia alerta que assim como o dique denúncia 197, o denunciante poderá manter o sigilo caso utilize o e-mail.

Para o delegado Amadeu que vem implantando a segmentação dos trabalhos, como a criação dos setores de Homicídios e Antidrogas, todas as formas de agilizar e melhorar os trabalhos são usadas.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado