Ciência e Tecnologia

Estado deve economizar R$ 100 milhões por ano com telefone na internet
18-04-2008 11:48

A adoção da telefonia via internet, ou Voip, deverá economizar 100 milhões de reais por ano em contas de telefone, disse nesta quinta-feira (17) o governador Roberto Requião após participar da abertura do 9.º Fórum Internacional do Software Livre (FISL), em Porto Alegre (RS).

O sistema, desenvolvido pela Celepar, utiliza a rede de fibra ótica da Copel. Três Núcleos Regionais de Educação serão os primeiros órgãos públicos a receber o programa.

A solução desenvolvida pela Celepar será apresentada aos participantes do FISL durante uma palestra neste sábado (19), no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

“O governador Roberto Requião é uma pessoa ilustre no mundo software livre. Não é à toa que ele era tão aguardado aqui”, disse o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazzoni.

Segundo Mazzoni, a Celepar é uma grande referência no desenvolvimento em software livre. O governo federal usa algumas das soluções desenvolvidas pela Celepar, que Mazzoni presidiu por quatro anos e meio.

Para Mazzoni, o FISL demonstra não apenas a consolidação no uso do software livre, mas a criação de comunidades de desenvolvimento no Brasil. “O software livre é muito mais do que uma questão de liberação de códigos, mas uma questão de parceria, de cooperação e de democratização de conhecimento”, disse.

AEN
Foto: Everson Bressan - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado