Ciência e Tecnologia

Foxconn negocia instalação de fábricas de tela sensível ao toque no Brasil, diz ministro
13-10-2011 20:24

Brasília – O presidente da Foxcon, Terry Gou, reuniu-se hoje (13) com a presidenta Dilma Rousseff para negociar a construção de duas fábricas que vão produzir telas sensíveis ao toque no Brasil. A Foxconn é o maior fabricante de componentes eletrônicos e de computador do mundo e tem sede em Taiwan.

As telas de toque sensível são usadas em smartphones, televisores e tablets e são o componente mais sofisticado desses aparelhos. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação destacou que, atualmente apenas quatro países – China, Taiwan, Coreia e Japão – produzem esse tipo de tela. Para ele, o fato merece destaque porque o Brasil seria, assim, o primeiro país do Ocidente a abrigar uma fábrica de produção de telas de toque sensível.

Os executivos da Foxconn mostraram à Dilma que precisam de melhores condições de logística e infraestrutura, como o acesso a um aeroporto internacional, uma área extensa para instalação do parque fabril e, além disso, informaram que as fábricas demandam grande consumo de energia e de água.

A demanda por mão de obra especializada também foi discutida na reunião com a presidenta Dilma, Mercadante e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. “A formação de recursos humanos precisa de muita engenharia nas áreas de química, mecânica, ótica e vai precisar de um esforço muito grande. Teremos que formar aqui e lá em Taiwan. Não temos aqui nenhuma produção assim e, por isso, teremos que formar a área técnica”, explicou Mercadante.

Os tailandeses negociam também a participação de parceiros nacionais. Dilma quer que haja ampla e irrestrita transferência de tecnologia, o que seria viabilizado por meio da participação desses parceiros.

Mercadante evitou falar em volume de investimentos, mas afirmou que é fundamental a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na negociação. “Estamos em uma fase de concluir a apreciação das áreas, de negociar com os parceiros brasileiros que deverão fazer parte desse consórcio e montar a engenharia financeira”, disse. Segundo ele, seis estados estão em estudo para receber as unidades fabris.


Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado