Ciência e Tecnologia

iPhone 3G e acordo entre Yahoo e Google movimentam mercado de ações
13-06-2008 18:46

Nova York – Ação do Yahoo tem queda de 10% e fecha a US$ 23,52 na quinta-feira (12/06). Merryl Lynch coloca Apple em prioridade nos EUA.

Os anúncios do Yahoo e da Apple, esta semana, dominaram as atenções dos investidores na área de tecnologia. O lançamento do iPhone 3G, na segunda-feira (09/06) movimentou os segmentos de mobilidade e consumo, enquanto o anúncio de uma aliança do Yahoo com o Google definitivamente pôs um fim nas negociações com a Microsoft, anunciado poucas horas antes, na quinta-feira (12/06).

Na arena de internet, a grande notícia da semana aconteceu na tarde de ontem, quando Yahoo e Microsoft anunciaram o fim das conversas sobre uma suposta aliança em links patrocinados e, poucas horas depois, o Yahoo anunciou uma parceria com o Google neste segmento.

Em um comunicado, na tarde de quinta-feira (12/06), o Yahoo declarou que “em relação à compra do negócio de buscas do Yahoo proposto pela Microsoft, o Conselho do Yahoo determinou, após uma cuidadosa avaliação, que tal transação não seria consistente com a visão da companhia de convergir os mercados de buscas e anúncios, deixando a empresa sem um negócio independente de buscas, que a companhia enxerga como crítico para seu futuro estratégico.”

O acordo com o Google envolve, basicamente, a terceirização de publicidade em buscas do Yahoo para o gigante do setor. Nos primeiros 12 meses, o Yahoo espera gerar uma receita de 250 milhões de dólares a 450 milhões de dólares e prevê um potencial de 800 milhões de dólares anuais, com a aliança.

Os rumores sobre a negociação surgiram após o fechamento do Mercado de ações e os investidores se mostraram ambivalentes a respeito do fim da saga com a Microsoft. O valor da ação do Yahoo caiu 2,63 dólares (10%), fechando em 23,52 dólares na quinta-feira (12/06). Já os papéis da Microsoft subiram 1,12 dólar e fecharam a 28,24 dólares por ação, o que chegou a ser um alívio para investidores de tecnologia, que esperavam uma desvalorização das ações da empresa de Bill Gates, após a derrota para o Google.

O Google ganhou o dia, com uma valorização de 7,75 dólares em suas ações fechadas a 552,65 dólares na quinta-feira (12/06). O preço continuou a subir mesmo após o fechamento do mercado.

Por IDG News Service/EUA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado