Ciência e Tecnologia

Lactec apresenta robô desenvolvido no Paraná em feira de tecnologia
20-10-2009 13:29

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), irá participar com um estande na Robotec Fair 2009 - Feira Internacional de Robótica e Tecnologia, que acontece de quarta-feira (21) a domingo (25), no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba.

A feira tem o objetivo de aproximar o grande público da tecnologia que está sendo desenvolvida em diversas instituições de pesquisa, ensino e empresas, atraindo o interesse das pessoas para a área. A robótica é utilizada em muitos setores atualmente, com destaque para as áreas médica, automotiva, aeronáutica, agrícola e industrial.

Além disso, a indústria do entretenimento lançou um modelo do que pode vir a ser o empregado doméstico do futuro, na figura de um cachorro-robô, batizado de Aibo, que interage com seus donos, mas que, no futuro, poderá servir como base para a concepção de um robô que irá realizar tarefas rotineiras de uma casa.

Robô paranaense – No evento, o público poderá interagir com robôs comerciais e experimentais, e, por meio de palestras e oficinas, conhecer mais sobre as tecnologias que estão mudando a realidade.

Profissionais conceituados, integrantes de quadros docentes de importantes instituições de ensino do país, estarão presentes na coordenação da feira, com o objetivo de proporcionar oportunidades de interação e de conhecimentos sobre as novas tecnologias e robótica.

O Lactec vem desenvolvendo, há oito anos, em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Centrais Elétricas S.A. (Furnas) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto Roboturb. Trata-se de um equipamento robotizado, que tem como principal característica possibilitar a automação do processo de recuperação das pás de turbinas hidráulicas, envolvendo as operações de preparação de superfície, soldagem e acabamento, agregando qualidade e reduzindo os prazos de execução e os custos operacionais.

O diretor superintendente do Lactec, Luiz Malucelli Neto, revela que o Instituto optou por participar deste processo de desenvolvimento devido ao desafio que existe hoje em se aumentar a disponibilidade de energia reduzindo custos de geração. “Há um crescimento da demanda e, devido a isso, é prioritário se aumentar a eficiência do serviço, promovendo melhorias de instalações, equipamentos e tecnologias”.

Segundo Malucelli, o Lactec irá promover na feira o intercâmbio científico e tecnológico nas diversas áreas da tecnologia, disseminando desta forma o desenvolvimento científico produzido no Brasil. “Desta mesma forma iremos, seguindo uma orientação de governo, estimular a inovação tecnológica e o intercâmbio de informações entre universidades e instituições de pesquisa”, explicou.

Para Malucelli desenvolver o interesse do público pela área tecnológica e de pesquisa é muito importante. “O Lactec está à disposição para parcerias com empresas da iniciativa privada, públicas e também o setor acadêmico. O interesse na área de robótica é muito grande e estamos aptos a auxiliar no desenvolvimento desta tecnologia e capacitação destes profissionais em nossos laboratórios”, finalizou.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado