Ciência e Tecnologia

Mais de 3 mil pessoas participam do 3.º Encontro de Ciência e Tecnologia
11-10-2009 14:49

O 3º. Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná reuniu mais de 3 mil participantes em três dias de debates e eventos com o tema “Ano da França no Brasil”, em Maringá. O evento foi promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A palestra que encerrou o evento, na sexta-feira (9), foi proferida pelo diretor-geral da Secretaria, Jairo Queiroz Pacheco, e pela coordenadora estadual do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE), Simone Rebello Bergmann. Os dois apresentaram o PDE e o Apoio às Licenciaturas, subprograma do Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do País.

“Esses programas querem se constituir em políticas públicas que alcancem uma parcela significativa de profissionais e consigam chegar a todas as modalidades de ensino”, disse Pacheco.

O Apoio às Licenciaturas reúne 190 projetos que somam R$ 16,4 milhões em investimentos. O objetivo é integrar educação básica e ensino superior. No total, são beneficiados 30 mil alunos de 465 escolas em 101 municípios. “Houve uma compreensão de que deveria haver prioridade à educação básica. É um caminho longo, para que tenhamos respostas aos problemas, mas é caminho mais efetivo”, argumentou o diretor-geral.

O PDE é um programa de educação continuada que permite aos professores da educação básica retornar à universidade para aperfeiçoar os conhecimentos. Simone destacou a participação das instituições de ensino superior para o sucesso do PDE.

“Sem a parceria com as universidades e faculdades, não haveria a possibilidade de se instaurar o PDE. Trata-se de uma política pública de formação continuada, que faz parte do plano de carreira do professorado do Paraná”, disse.

O PDE é realizado em seis universidades estaduais, duas universidades federais e seis faculdades estaduais. Até 2010, deve beneficiar mais de 7 mil professores. “Nossa perspectiva é instituir o PDE como política pública, para garantir sua perenidade”, falou Simone.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado