Ciência e Tecnologia

Missão brasileira busca parcerias em TI com instituições e empresas da Europa
25-09-2010 18:39

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro (Programa Softex), considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, inicia no próximo dia 27 missão à União Europeia para buscar oportunidades de parcerias ligadas à inovação e à cooperação na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

O principal compromisso da delegação é a conferência ICT 2010, no Centro de Convenções de Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 27 e 29 deste mês. A informação foi dada à Agência Brasil pelo diretor de Capacitação e Inovação da Softex, John Forman. “Nesse evento, os países da União Europeia fazem o anúncio das prioridades e dos editais e chamadas previstos para os próximos dois anos na área de TIC”. Cerca de 4 mil pessoas participarão da conferência em Bruxelas, cujo tema central é a agenda digital para 2020.

A missão é integrada principalmente por agentes da Softex. Quando retornarem ao Brasil, no início de outubro, eles irão levar para suas respectivas regiões as oportunidades de cooperação em projetos para as empresas nacionais que forem observadas na Europa.

Do ponto de vista acadêmico, Forman disse que o Brasil “vai muito bem” em termos de parcerias entre universidades e centros de pesquisa nacionais com seus congêneres europeus. “O Brasil está entre os cinco países fora da União Europeia que mais fazem acordos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento em todas as áreas. E na área de TIC isso também está crescendo”.

Avaliou, porém, que a participação de empresas brasileiras nos projetos ainda é embrionária. “É isso que a Softex está querendo estimular”. Segundo Forman, o desafio consiste mais em encontrar a oportunidade certa do que focar em um determinado nicho de mercado. “Em um nicho que não seja tão visado, talvez você tenha mais oportunidade para a gente levar alguma novidade daqui e conseguir que o grupo de pesquisa na Europa se interesse em colocar aquilo dentro de um projeto de cooperados”, esclareceu.

Uma área que ele vê possibilidades para o Brasil é a do governo eletrônico. Com a questão da imigração, que se mostra forte em toda a Europa, Forman disse que os projetos brasileiros de governo eletrônico, com foco na população de menor poder aquisitivo, têm grandes possibilidades pela frente. “Você começa a ter lá essa população de periferia e a experiência que o Brasil tem de desenvolver políticas de inclusão para essas camadas da população é algo que, para eles, é interessante, na medida em que não estão habituados e reconhecem nossa experiência nesse campo”.

O diretor da Softex salientou que, durante a conferência, será anunciado um edital cooperado, negociado entre o governo brasileiro e a União Europeia. “Nesse edital, a vantagem é que podem participar só e obrigatoriamente grupos de pesquisa europeus [em parceria] com instituições brasileiras”.

A missão participa ainda na Europa do Open World Fórum, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Paris, França. Trata-se de um dos principais eventos do mundo que discutem de forma integrada iniciativas de inovação aberta (open innovation).

Os integrantes da missão visitarão também as instalações do CAP Digital, um arranjo produtivo formado por empresas de serviços e conteúdo digital, instalado na capital francesa. Esse centro de excelência é um dos mais importantes da Europa no desenvolvimento de técnicas inovadoras na área de convergência digital. “Estamos muito animados com as perspectivas de cooperação nessa área de convergência digital, que tem um campo grande que está se abrindo com a questão da TV digital e com os games (jogos)”, disse Forman.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado