Ciência e Tecnologia

Paraná sedia reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil
18-03-2013 17:01

O governo do Paraná sedia nesta terça-feira (19) reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil. As reuniões do comitê são itinerantes e promovem debate sobre os temas da web, envolvendo participantes de todas as regiões do país e de todos os setores da sociedade brasileira.

O encontro é aberto a todos interessados e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que cedeu o auditório.

“É um modelo de gestão pioneiro porque permite a participação da sociedade nas decisões sobre a Internet”, afirma o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Desde julho de 2004 o conselho elege seus representantes para participar das deliberações e do debate sobre as prioridades para a Internet junto com os representantes do governo.

Esta é a segunda vez que o Comitê Gestor promove o encontro fora de São Paulo, onde fica a sede da entidade. Em setembro passado, membros do comitê se reuniram em Manaus (AM).

Debate – Os participantes terão a oportunidade de ouvir algumas das maiores referências em Internet no país que se dedicarão a temas como o modelo multissetorial de governança da Internet; propostas legislativas sobre Internet no Brasil e uso de faixas de radiofrequência para ampliação da Banda Larga e o aprimoramento da velocidade e qualidade da Internet, buscando promover a inclusão digital de municípios que ainda enfrentam dificuldades no acesso à rede.

No dia 18 acontece a reunião ordinária do conselho no Palácio Iguaçu e, no dia 19, a reunião extraordinária na sede da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), aberta ao público.

Apresentações técnicas também estarão na pauta da reunião do dia 19, que tratará do esgotamento do protocolo da internet, o chamado IPv4, e da implementação do IPv6 no Brasil; segurança do serviço de registro .br; padrões, acessibilidade e dados abertos na Web; iniciativas de conscientização em segurança e privacidade; resultados das pesquisas em inclusão digital e uso de TICs por adolescentes de 9 a 16 anos.

Confira a agenda completa da segunda reunião extraordinária do CGI.br: http://cgi.br/acoes/reunioes_extraordinarias/2013/curitiba/index.htm.

Além da oportunidade de acompanhar as atividades pessoalmente, o encontro será transmitido via Internet na página do CGI.br: http://www.cgi.br.

Serviço

Reunião extraordinária do CGI.br em Curitiba

Data: 19/03/2013 terça-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Auditório Jarbas Pessoa de Oliveira

Celepar

Rua Mateus Leme, 1561, Centro Cívico, Curitiba-PR


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado