Ciência e Tecnologia

Programa do Governo do Paraná vai ampliar inclusão digital
03-03-2009 21:11

A parceria entre o Governo do Estado e as entidades da sociedade civil para o acesso da população à internet e aos programas de computador será ampliada este ano. O presidente da Companhia Paranaense de Informática (Celepar), órgão responsável pela operação do Programa de Inclusão Digital, Vanderlei Iensen, disse que a participação das entidades comunitárias é fundamental para que o programa atinja o maior número de pessoas.

Em recente reunião com o secretário especial Nivaldo Maldonado (Coordenação de Projetos Sociais), foi discutida a proposta de ampliação da parceria com algumas associações evangélicas, com quem já foram firmados convênios. Este é o caso da Associação Educacional Betel, ligada à Igreja Assembléia de Deus, que cedeu espaço para o funcionamento do telecentro de Guarapuava e Paranavaí, nas regiões do Centro-Oeste e Noroeste do Estado, respectivamente.

“Esse tipo de parceria é interessante sob vários aspectos. Além do aproveitamento de espaços físicos já existentes, essas entidades participam ativamente da organização dos conselhos gestores dos telecentros, da definição sobre o funcionamento das salas e do público que se pretende atingir”, destacou Maldonado.

A proposta de ampliação já foi discutida com o secretário de Assuntos Estratégicos Nizan Pereira, responsável pela execução do programa, que definirá o número de telecentros a serem implantados neste ano em parceria com as associações.

Normalmente as entidades participam do programa com a cessão dos locais para funcionamento do telecentro. Os computadores são doados por instituições como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A Celepar é responsável pela instalação e manutenção das redes lógica e elétrica, computadores e programas e treinamento dos monitores.

O Programa de Inclusão Digital já conta com 138 telecentros Paranavegar distribuídos em 70 cidades e comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano. Nos telecentros, os usuários contam com o apoio de monitores em várias atividades: para enviar e receber e-mails, elaboração de currículos profissionais, procura por vagas de emprego, pesquisa escolar, utilização de serviços de utilidade pública, leitura de jornais e revistas, gerenciamento sobre o próprio negócio, participação em comunidades virtuais e redes sociais.

A gestão do telecentro é feita por um Conselho Gestor que conta com a participação paritária de representantes de cada entidade parceira e da comunidade local. Além de estabelecer as regras de utilização do telecentro, é de responsabilidade desse conselho a capacitação permanente dos monitores e a preparação da comunidade para a manutenção do programa.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado