Ciência e Tecnologia

São-joseense participa de Torneio Nacional de Robótica
26-11-2014 15:46

Realizado em 80 países, o Torneio de Robótica First Lego League (FLL) 2014/2015 terá uma de suas etapas realizadas em Curitiba nesta sexta (28) e sábado (29). Entre os participantes, está o são-joseense Evandro Fernandez, de 14 anos, aluno do Colégio Sesi de SJP.

O programa envolve mais de 200 mil estudantes, entre 9 e 16 anos, visando despertar o interesse em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Este ano, o tema do torneio é “Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora?”.

As 32 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro pesquisaram formas inovadoras de ajudar alguém a aprender, seja com novas ferramentas, tecnologias ou técnicas de ensino. “A ideia foi criar uma solução divertida ou que facilite o processo ensino aprendizagem de algum conteúdo”, explica Raquel Nascimento, coordenadora do Torneio no Paraná.

Também com base no tema, os competidores planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO Mindstorms. As equipes são compostas por até 12 alunos, mediados por um adulto mentor. Durante o evento, são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism) e Desafio do Robô.

Para o são-joseense Evandro, a experiência do trabalho em equipe é o que realmente ficará marcado nesta primeira participação no First Lego League. “O desafio foi muito maneiro. A área do conhecimento é enorme e pensar em novas formas de aprendizado foi muito bacana”.

Evandro faz parte de uma equipe de nove alunos que foram escolhidos após uma dinâmica de raciocínio lógico e criatividade, realizada dentro do Colégio. “Assim que tivemos a definição do tema desta edição do evento, começamos a desenvolver a pesquisa para apresentar nossa proposta de tornar o conhecimento mais criativo. Nossa equipe apresentará um site responsivo que fala sobre matemática financeira de forma inovadora, diferente de tudo o que já existe, usando recursos como vídeos, músicas, histórias encenadas e até mesmo piadas”, adianta a professora de matemática e robótica do Colégio Sesi, Wilma Leonor Santana, mentora da equipe do aluno Evandro.

No Brasil, estão sendo realizados dez Torneios Regionais (AM, BA, GO, MG, PR, SP, ES, RN, RS e DF) que levarão os primeiros colocados ao Torneio Nacional, que será em Brasília, no próximo ano. No Torneio Nacional, serão classificados os times para participar dos torneios internacionais.

Os vencedores serão conhecidos no sábado (29), às 17h30, no Campus da Indústria – Pavilhão Horácio Coimbra.


Saiba mais sobre o torneio!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado