Cultura

Com 12 mostras em cartaz, MON fecha apenas nos dias de Natal e Ano-Novo
21-12-2015 19:29

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai funcionar em horário especial em 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano-Novo, das 10h às 15h, com venda de ingressos até as 14h. O local fecha nos dias 25 e 1º de janeiro. Nas demais datas o museu abre normalmente, das 10h às 18h.

Aos domingos a entrada é franca das 10h às 13h, e na primeira quinta do mês o horário é estendido até 20 horas, com entrada franca após as 18h. O público pode visitar as 12 mostras que estarão em cartaz até 2016. Confiras as exposições.

Nos pormenores um universo – Centenário de João Vilanova Artigas

Em cartaz até 06 de março de 2016

Nascido em Curitiba, João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) foi um dos mais influentes arquitetos brasileiros. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde, em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil.

Entre os 700 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se o Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e o Estádio de Futebol do Morumbi, entre outros. A mostra reúne o maior número de projetos, maquetes, documentos, depoimentos e fotografias, além de obras de arte dos artistas que fizeram parte também de sua carreira.

Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012

Em cartaz até 03 de abril de 2016

A mostra é uma retrospectiva da pesquisa fotográfica em Polaroid de Charif Benhelima – um dos maiores nomes belgas da arte contemporânea. Sua obra representa hoje uma das mais inovadoras e consequentes pesquisas em Polaroid.

A exposição apresenta aproximadamente 130 Polaroids e entre três e cinco obras em grande formato (derivadas das Polaroids), divididas em quatro séries. O projeto foi iniciado pelo Palais de Beaux-Arts (Bozar), em Bruxelas, e foi também apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Colapso

Em cartaz até 27 de março de 2016

“Colapso” é o nome da exposição que reúne trabalhos de Cleverson Oliveira, Fernando Burjato e Gabriele Gomes, três artistas do Paraná que têm algo em comum: 20 anos de intenso diálogo e produção de arte tendo Curitiba como ponto de encontro e origem. A proposta oferece ao público uma reflexão sobre o tema sob diferentes pontos de vista.

Bienal Internacional de Curitiba

Em cartaz até 14 de fevereiro de 2016

A Bienal Internacional de Curitiba tem como conceito a Luz do Mundo, fio condutor das obras que representam o melhor da arte contemporânea mundial. No Museu Oscar Niemeyer a mostra ocupa quatro espaços.

Este ano, o homenageado é o artista franco-argentino Julio Le Parc, considerado expoente da arte contemporânea e um dos pioneiros da arte cinética. Além de Lars Nilsson, Eliane Prolik, Alexander Kluge, Helga Griffiths, Jeongmoon Choi, Regina Silveira, Shirin Neshat e Yumi Kori, Carlo Bernardini e Davide Boriani.

Glück: o tempo e a imagem

Em cartaz até 28 de fevereiro de 2016

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Paraná (MIS-PR), a mostra traz cerca de 100 fotografias de Guilherme Glück. O artista registrou por quatro décadas a cidade da Lapa, seus habitantes, seus costumes e tradições. Sua trajetória reflete também as mudanças sociais, políticas e arquitetônicas da cidade. A mostra traz mais que o cotidiano de uma pequena cidade do interior – apresenta um registro histórico e iconográfico do local.

Museu em Construção

Mostra de longa duração

A exposição fotográfica “Museu em construção” retrata o início do Novo Museu até sua inauguração como Museu Oscar Niemeyer. A mostra é um registro do fotógrafo Nani Gois, um dos mais respeitados do Paraná e do País, que retratou durante seis meses toda a beleza e força do período de construção do Museu. “Eu fotografei semana a semana e pude acompanhar todas as modificações. Cheguei até a parar a obra para tirar uma foto dos funcionários”. Gois ainda diz que foi muito prazeroso fazer esse trabalho. “Não existe prêmio mais gratificante do que retratar uma obra tão importante quanto essa”.

Cones

Mostra de longa duração

Esses grandes cones de madeira industrial reflorestada compõem a linguagem poética do cearense Eduardo Frota (1959). Construídas em grandes escalas, o artista procura estabelecer, por meio das peças, um diálogo permanente entre a obra e o espectador, com o objetivo de provocar o fato artístico de forma múltipla, como observa o curador e crítico de arte Agnaldo Farias.

Espaço Niemeyer

Mostra de longa duração

O Espaço Niemeyer, situado no subsolo do Museu, é dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer e seus projetos. Nesse ambiente estão expostas permanentemente fotos, maquetes e croquis das principais obras de Niemeyer, desde 1941 até 2002.

Em uma das paredes curvas concentram-se 20 fotos ampliadas, entre as quais estão as primeiras obras realizadas na década de 1940, como o Cassino da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco, todas em Belo Horizonte. Vídeos com entrevistas com o arquiteto, nos quais ele comenta detalhes de alguns dos seus projetos e fala sobre a sua inspiração e métodos de trabalho, são exibidos neste espaço.

Pátio das Esculturas

Mostra de longa duração

Espaço expositivo ao ar livre, localizado no piso subsolo do museu, onde estão expostas em caráter permanente 18 obras tridimensionais pertencentes ao acervo do MON. São obras assinadas por autores representantes de diferentes movimentos artísticos, como Erbo Stenzel, Amélia Toledo, Ângelo Venosa, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Marcos Coelho Benjamin, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer. Todas as esculturas possuem legenda braile e o toque nas obras neste espaço está permitido a todos os visitantes.

Projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”

Mostra de longa duração

Este é um projeto especial do Museu Oscar Niemeyer realizado periodicamente, cuja finalidade é apresentar ao público a trajetória de um artista de grande importância e que tenha obras no acervo do MON.

Isolde Hötte (Curitiba, 1902-1994) fez parte da primeira geração dos discípulos de Alfredo Andersen (1860-1935), que a crítica de arte Adalice Araújo chamou de “objetivismo visual”. Depois, se incluiu na geração que se formou em seguida, liderada por Guido Viaro (1897-1971) e que pode se inscrever numa tendência expressionista.

Histórias do Acervo MON – em aberto

Mostra de longa duração

A exposição “Histórias do Acervo MON – em aberto” – um recorte de cerca de 200 obras que ocupa duas salas do museu – conta a história da formação desta coleção que possui atualmente cerca de 3.400 obras de artistas importantes no cenário nacional e internacional. O público poderá ver obras de artistas como Alfredo Andersen, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes, Bruno Lechowski, Daniel Senise, Fernando Calderari, Fernando Veloso, Guido Viaro, Miguel Bakun, Ida Hannemann e Poty Lazzarotto, entre outros.

Projeto Cerâmica Contemporânea Curitiba

Até dia 12 de fevereiro de 2016

O projeto traz ao espelho d´água e ao jardim frontal do Museu Oscar Niemeyer uma variedade inusitada de pássaros em pleno voo, com mais de quatro mil peças criadas por 103 artistas, como Lígia Borba, Márcio Medeiros, Sada Mohad, Priscila de Ferrante, Glaucia Flügel, Daniélle Carazzai e Lúcia Misael, entre outros.

Serviço

Horários especiais de fim de ano:

24 e 31/12: das 10h às 15h

Venda de ingressos: até as 14h

25/12 e 01/01: fechado

Horário de funcionamento nos demais dias:

terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 9 e R$ 4,50 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação)

Dias e horários especiais:

Domingo + Arte: entrada gratuita pela manhã, das 10h às 13h

Quinta + MON: horário de funcionamento estendido, na primeira quinta-feira de cada mês, das 10h às 20h, com entrada gratuita a partir das 18h.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado