Cultura

Exposição de bikes destaca mobilidade urbana
13-08-2015 17:48

A segunda edição da Exposição de Bikes de São José dos Pinhais trará, além de inovadores e antigos modelos, Mostra de Bicicletários, Paraciclos, concurso de fotografias e o Desafio Intermodal. O evento, com foco na mobilidade urbana, será em setembro.

O jornalista Marcos Rosa Filho, organizador da exposição, lembra a importância de se discutir a mobilidade nas grandes cidades. “É necessário avaliar como se encontra a estrutura viária para andar de bike. E hoje ela está bem ruim, inclusive em São José dos Pinhais”, analisa o jornalista. “Não é fácil deixar o carro na garagem mas para isso virar rotina é necessário melhorar a infraestrutura e incentivar a cultura da mobilidade”, percebe.

A exposição foi criada com foco neste incentivo. “No ano passado, mostramos que com uma bike elétrica é possível andar 40 quilômetros com apenas R$0,50. E o Desafio Intermodal provou que a bicicleta é o modal que mais favorece o grupo; o seu uso é o mais vantajoso, especialmente no deslocamento em horários de pico”, lembra Marcos.

BICICLETÁRIOS
Durante a exposição, que ficou famosa no Paraná pela inovação e organização, também poderão ser vistos modelos criativos de paraciclos e bicicletários. “Paraciclo é o equipamento que deixa a bicicleta em pé. Bicicletário é quando você tem um banco, um armário, um ambiente todo preparado para receber as bicicletas”, explica o organizador da Mostra.

CICLOVIAS
Andar de bicicleta em SJP, porém, como em qualquer outra cidade, não é fácil. “Não há ciclovia, somente vias compartilhadas com os pedestres, que erroneamente chamam de ciclovias. Somente com a abertura da Avenida das Américas poderemos começar a utilizar o espaço que temos para as bicicletas”, analisa Marcos Rosa.

CONCURSO
Antes da exposição, será realizado um concurso fotográfico para gerar imagens dos ciclistas. Elas farão parte da exposição. Os cinco primeiros lugares do concurso receberão prêmios ligados ao pedal.

SERVIÇO
Exposição de Bikes 2015
Data: 18 a 27 de setembro
Local: Shopping São José
Entrada Gratuita
Informações: 3058-4192

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado