Cultura

Livro revela o absurdo e o surreal do cotidiano
06-11-2015 19:56

O jornalista e crítico literário Jonatan Silva acaba de estrear como contista. O Estado das coisas (Editora Nunca Mais, R$ 6,99) é uma colcha de retalhos fornada por 12 contos que usam a concreto e o absurdo para compor uma realidade kafkiana. O escritor argentino Jorge Luis Borges dizia que os livros são a extensão da memória e da imaginação. E é com essa sensação que se fica após lermos O Estado das coisas.

As histórias vão do turbulento cotidiano familiar (“A Última tentação de k.”) ao surrealismo de peixes que invadem o céu de uma cidade qualquer (“Alegoria”). Há também uma ode à arte (“Vermelho frágil”) ou o surpreendente e policialesco (“Fata morgana”). “São todos textos que beiram o irreal, mas – olhando de perto – se percebe que são apenas retratos do nosso cotidiano”, explica o autor.

Nos contos de O Estado das coisas se nota com clareza a influência de Borges, Beckett, Kafka e Schulz, mas, ainda assim, Jonatan Silva cria uma narrativa com voz própria e intensa. "É impossível fugir da influência, então ela está em cada conto. Isso não significa que os textos não me sejam íntimos", diz Silva.

NOCAUTE
Muitas dos contos são curtos, seguindo o que ensinou Cortázar: vencendo o leitor por nocaute. É impossível não passar incólume por “Todos os fogos”, conto que fecha o livro. Que fogo seria esse? A pergunta é retórica e a resposta depende de cada leitor e, portanto, não há interpretação errada.

Silva explora também o ambiente curitibano em “Hotel Cervantes”, um passeio psicológico pelo Centro da capital paranaense. Porém, aquele cenário que parece tão comum revela um segredo dividido somente com o leitor.
Os textos de O Estado das coisas colocam em xeque as certezas do cidadão contemporâneo com a narrativa vertiginosa.

KINDLE
O Estado das coisas inova ao estar disponível somente como e-book. “É uma nova forma de se fazer literatura”, explica o escritor, que completa: “o e-book é mais barato e permite uma leitura diferente da obra”. O livro, que está disponível para Kindle, foi escrito com o formato em mente. Quem não possui o e-reader pode baixar de graça o app para iOS, Android e PC diretamente no site da Amazon pelo link http://bit.ly/1GAKnYu e ler o livro.

SOBRE O AUTOR
Jonatan Silva é formado em jornalismo e já integrou a redação do Paraná Online. Atualmente, faz parte das equipes dos portais A Escotilha e Homo Literatus como crítico literário. Escreve mensalmente para o jornal RelevO.

SERVIÇO:
Livro: O Estado das coisas
Autor: Jonatan Silva
Editora Nunca Mais
Disponível para Kindle em: http://bit.ly/1GAJsY3
Preço: R$ 6,99
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado