Cultura

MON abre exposição que conta história de seu acervo
01-07-2014 14:03

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura nesta quinta-feira (3), às 19 horas, a exposição “Histórias do Acervo MON - em aberto”. A mostra – um recorte de cerca de 200 obras que ocupará duas salas do museu - contará a história da formação desta coleção que possui atualmente cerca de 3.400 obras de artistas importantes no cenário nacional e internacional. A entrada na abertura será gratuita.

O acervo do MON é composto de obras que vieram do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do Banco do Estado do Paraná (Banestado) e depois passaram a integrar o acervo do NovoMuseu (2002), que posteriormente se chamou Museu Oscar Niemeyer (2003).

Além das coleções do MAP, Banestado e NovoMuseu, a partir de 2003 o acervo do MON recebeu novas obras. Algumas delas foram doadas ao museu, como a coleção de cadeiras da exposição “Uma História do Sentar”, as pinturas como “Nossa Senhora da Conceição”, de Djanira da Silva, e “Construção”, de Domício Pedroso, assim como fotografias de German Lorca e Flávio Damm.

Desde janeiro de 2009 o MON passou a realizar a atividade “Artista do Acervo”, na qual um artista que tem obra no acervo do museu é convidado a realizar uma oficina de arte relativa à sua técnica. Desde o início dessa atividade até maio de 2014, 41 artistas já participaram, sendo que muitos deles fizeram doações de obras para o acervo do MON.

Nestes quase 12 anos, mais de mil obras foram incorporadas ao acervo do Museu Oscar Niemeyer. O conjunto contempla a arte realizada no Paraná, em outros estados e também a internacional.

QUINTA + MON
Neste dia, o MON realiza a Quinta + MON, dia em que o museu fica aberto das 10h às 20h, e a partir das 18h a entrada é franca.

O público poderá conferir até as 20h as outras mostras em cartaz: “João Turin – vida, obra, arte”, “Tupi or not Tupi”, “As origens do fotojornalismo no Brasil - um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)”, “Plumária – Arte maior do indígena brasileiro”, “Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa – José Bechara”, “Heist Films Entertainment – Gustavo von Ha”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”. Há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben. Além das exposições, café e loja também ficam abertos.

Serviço:
Data: 03/07 (quinta-feira)
Abertura da exposição
“Histórias do Acervo MON - em aberto”
Horário: 19h
Local: salas 08 e 09
Exposição de longa duração
Quinta + MON
Horário estendido: 10h às 20h (exposições, loja e café)
Entrada franca depois das 18 horas
Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação)

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado