Cultura

MON exibe mostra fotográfica em parceria com o Itaú Cultural
01-04-2016 19:50

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Itaú Cultural reafirmam parceria e inauguram na próxima quarta-feira (07) mais uma exposição – Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural. A mostra fica em cartaz na sala 3 do MON até 24 de julho. A entrada é gratuita no dia da abertura.

A mostra traz pela primeira vez ao Paraná um conjunto de 132 obras de 31 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930. Todos os trabalhos remontam ao período de 1940 e 1970 quando, na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica. São mestres como José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires, entre outros que compõem a mostra.

Na mesma data, às 19h, o curador Iatã Cannabrava faz palestra na já tradicional Roda de Fotógrafos, encontro mensal promovido no auditório Poty Lazzarotto, do MON. Ele fala sobre sua carreira, da trajetória como fotógrafo, gestor e editor de livros e sobre a pesquisa do tema da mostra. O evento é gratuito e os interessados podem confirmar a participação até a data da inauguração pelo e-mail rodadefotografos@gmail.com.

Moderna para Sempre já foi exibida em 12 cidades e em Curitiba a exposição traz quase todas as obras da coleção do instituto, que tem 138 foto-modernistas. Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, a exposição é relevante por suas imagens e conteúdo ao apresentar o modernismo fotoclubista brasileiro, período importante no desenvolvimento artístico da fotografia. “Moderna para sempre reforça a nossa parceria com o Itaú Cultural e presenteia o público com uma aula de história sobre a fotografia no Brasil”, diz ela.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado