Cultura

Museu da Imagem e do Som volta para o Palácio da Liberdade
23-02-2016 13:55

O Museu da Imagem e do Som do Paraná iniciou nesta segunda-feira (22) a mudança de todo o seu acervo para o Palácio da Liberdade na Rua Barão do Rio Branco, 395, no centro de Curitiba, sede oficial do museu que foi totalmente restaurada. Desde 2003, a equipe técnica e o acervo estavam em um espaço alternativo no bairro Santa Cândida, para que a restauração do edifício fosse realizada. A previsão é que a mudança seja concluída até o fim desta semana.

Com um acervo de mais de 1 milhão de itens, entre filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo, mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória, além da coleção tridimensional com aproximadamente 600 exemplares de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas e projetores de filmes, fazem da mudança um processo extremamente delicado e minucioso, para que nenhum objeto seja danificado e para que a organização das obras não se perca.

PALÁCIO DA LIBERDADE - Edifício sede do MIS-PR, o Palácio da Liberdade foi construído entre 1870 e 1890, e é Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado desde 1977. Já foi sede do governo e abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, a Secretaria do Interior e Justiça, a Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e, por último, a Defensoria Pública do Paraná. Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

RESTAURO - O investimento total no restauro do Palácio da Liberdade foi de R$ 2.163.249,08. Em 2012 a Secretaria de Estado da Cultura promoveu, com recursos próprios, a primeira etapa dos reparos, com o reforço estrutural das fundações do edifício, a recuperação total da cobertura, um novo cintamento em concreto para reforço das paredes externas e internas, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para posterior recuperação.

No fim de 2012 foi feita a licitação para a segunda etapa dos trabalhos que englobaram a restauração completa do edifício. O projeto contemplou obras de recuperação de forros e pisos, das pinturas murais, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e pintura total do edifício também fizeram parte desta etapa. Já em 2015 foi feito todo o projeto de iluminação e adaptação dos espaços de trabalho, com pontos de internet, energia e telefone.

MIS-PR - No Paraná, o Museu da Imagem e do Som foi criado em 6 de fevereiro de 1969, sendo o segundo mais antigo do país na área. Em plena era da informação, em que milhares de vídeos, fotos e áudios são compartilhados diariamente e com a mesma velocidade que aparecem, se perdem, o papel do MIS-PR de preservar e conservar a memória do audiovisual paranaense é muito importante.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado