Cultura

Museu do Saneamento passa a abrir nos finais de semana
05-06-2019 17:14

O Museu do Saneamento, em Curitiba, passa a receber a partir deste sábado (8) visitantes também nos fins de semana. As visitas podem ser livres ou guiadas por técnicos em meio ambiente ou em turismo e duram aproximadamente uma hora.



A ampliação dos períodos de abertura do Museu é parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, atendendo a uma demanda antiga de visitantes que não podiam visitar o museu durante a semana.



Segundo o coordenador do Museu, Junio Ferreira Lima, mais de mil visitantes já estiveram no local este ano. “A procura pelo Museu tem aumentado, já recebemos uma média de 20 visitantes por dia, mas precisávamos dar mais oportunidade para que as pessoas conhecessem a importância do saneamento, a evolução do setor no Paraná e também uma opção aos finais de semana”, disse. “Nosso acervo traz mais de 8 mil itens, desde 1875 aos dias atuais, valorizando o patrimônio histórico, tecnológico e cultural do saneamento”, acrescenta.



O Museu é mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e é administrado pela Coordenação de Patrimônio Histórico da empresa.



O QUE VER - O Museu fica no prédio da primeira grande Estação de Tratamento de Água, a ETA Tarumã, inaugurada em 1945 e agora desativada. O prédio abriga, de um lado, o Museu do Saneamento, e de outro, o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, com as mais inovadoras buscas e descobertas dos pesquisadores da empresa.



Trata-se de um dos poucos remanescentes da arquitetura “Art Deco” em Curitiba No mesmo espaço, ainda estão preservadas antigas residências que eram utilizadas pelos operadores da ETA Tarumã.



As construções são utilizadas atualmente como escritórios administrativos da Sanepar. Antes de chegar à área do Museu, é possível observar externamente, no mesmo terreno, o prédio do Laboratório Central da Sanepar, um dos mais modernos da América Latina.



No acervo há equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia. Boa parte já está catalogada em meio digital e disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área.



Na principal sala, está aberta a exposição “Dos Olhos d'água à Sanepar”, com objetos e painéis de textos e fotos que tratam da evolução do setor do saneamento no Estado. Na visita, vale observar a moto vespa “L 19”, utilizada pelas equipes em atividades de campo. Em área construída de cerca de 5 mil m², o Museu abriga salas de exposição de longa e curta duração, reserva técnica, laboratório de conservação, auditório com capacidade para 168 pessoas e estacionamento.



FUNCIONAMENTO – O Museu fica na Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, 151, no bairro Tarumã, em Curitiba, e está aberto de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30 horas, sem intervalo para o almoço. O Museu fecha às segundas-feiras.



Grupos acima de 10 pessoas podem agendar a visita pelo email visitas@sanepar.com.br. Há espaço para estacionamento, condições de acessibilidade para cadeirantes e vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado