Cultura

Museu Oscar Niemeyer promove lançamento do livro sobre arte abstrata
13-02-2017 16:06

O novo livro do artista Gonçalo Ivo, intitulado “Métrica da cor”, será lançado na próxima quarta-feira (15), às 18h, no Museu Oscar Niemeyer (MON). O livro parte da entrevista que Gonçalo Ivo concedeu, em inglês, a Julie Karabenick, promotora do projeto curatorial Geoform, desenvolvido para a internet e dedicado à arte abstrata geométrica contemporânea.

“É um privilégio receber, em primeira mão aqui no MON, o livro do artista. A publicação é bilíngue e estará à venda na nossa loja. Depois, será distribuída internacionalmente. A palestra do curador, a visita guiada e a presença do artista são uma oportunidade excepcional para o público do museu aprofundar o conhecimento do trabalho deste artista", destaca Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.

No diálogo que deu vida ao livro, descortinam-se novas cores da trajetória do artista, cujas inter-relações se nutrem tanto da geometria quanto da música e da poesia. Além da entrevista, o livro apresenta uma recensão bibliográfica sobre a obra de Gonçalo Ivo e a lista de suas exposições individuais. “Como se poderá observar, sua continuidade revela tanto uma polifonia insubmissa à tonalidade de partida quanto a influência de ambiências geográficas diversas no que se avoluma em solo próprio”, analisa o editor Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos.

“Desde o início dos anos 1990, pesquiso sobre artistas cuja obra tem como base a forma geométrica. A princípio, essa pesquisa ocorreu fundamentalmente em bibliotecas, em livros de arte e catálogos. Mais recentemente, meu campo de investigação se ampliou enormemente com os rápidos progressos dos sistemas de informação digital. Artistas separados pela distância e pela língua cada vez mais podem apresentar sua obra a uma vasta audiência internacional. Não por acaso, foi pela internet que tive a sorte de descobrir a obra de Gonçalo Ivo”, revela Julie Karabenick.

Desde novembro, Gonçalo Ivo expõe no MON o maior conjunto já reunido de sua obra, na mostra “Gonçalo Ivo: A pele da pintura”. Organizada em 500 metros quadrados, a mostra tem o patrocínio da Construtora e Incorporada Laguna. Segundo André Marin, diretor de incorporação da Laguna, patrocinar um artista é acreditar na arte como formadora de cidadãos conectados com o mundo. “Acreditamos na arte e em criar indivíduos cientes da diversidade cultural que nos rodeia. Estar ao lado de um artista como o Gonçalo Ivo é um orgulho para a Construtora e Incorporadora Laguna, que nestes vinte anos de existência sempre apoiou a arte e a cultura”, observa André.

BIOGRAFIA - Nascido no dia 15 de agosto de 1958, na cidade do Rio de Janeiro, Gonçalo Ivo é filho do poeta Lêdo Ivo e da professora Maria Leda Sarmento de Medeiros Ivo. Levado por seus pais desde a infância, visitou com assiduidade os ateliês dos artistas Abelardo Zaluar, Augusto Rodrigues, Emeric Marcier e Iberê Camargo. Estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 1975, sob orientação de Aluísio Carvão (1920 - 2001) e Sérgio Campos Melo. Arquiteto, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) exerceu atividades como professor do Departamento de Atividades Educativas do MAM/RJ, entre 1984 e 1986, e como professor visitante da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/ UFRJ, em 1986.

Trabalhou também como ilustrador e programador visual para as editoras Global, Record e Pine Press. No decorrer de sua carreira, vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. A partir do ano 2000 radicou-se em Paris, cidade que escolheu para se estabelecer com a família e montar ateliê. Em 2013, montou seu segundo ateliê na Europa, situado em Madri, alternando períodos de trabalho entre França, Espanha e Brasil. Vários livros foram publicados enfocando sua obra, com textos de renomados críticos brasileiros e internacionais.

GEOFORM – Trata-se de uma plataforma curatorial esenvolvido para a Internet e dedicada à arte abstrata geométrica contemporânea. Geoform explora, documenta e celebra a rica diversidade de estilo e intenção estética que caracteriza esta vertente da arte abstrata contemporânea. Tal diversidade atesta a reverberação da forma e estrutura geométrica em diversas épocas e lugares. A plataforma é editada por Julie Karabenick e é publicada online desde maio de 2005 (www.geoform.net).

SERVIÇO

Lançamento do livro “Métrica da cor” de Gonçalo Ivo

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, às 18 horas

Local: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná (miniauditório)

A programação de lançamento inclui a palestra “A Pintura Ampliada”, com o curador Felipe Scovino e visita guiada à exposição.

Entrada gratuita

SOBRE O LIVRO

Gonçalo Ivo - Métrica da cor | Metric of color

Entrevista | Interview with Julie Karabenick

2017, 16 x 17 cm, il. color., 192 p.

ISBN 978-85-7740-231-1

Português/inglês

Editora Contra Capa

R$ 75,00.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado