Cultura

Museu Paranaense recebe exposição do fotógrafo João Urban
16-08-2019 17:51

O Museu Paranaense abre em 22 de agosto, às 19 horas, a mostra fotográfica ‘Aproximações - ucranianos e poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná’, de João Urban. A exposição reúne imagens feitas pelo fotógrafo que retratam descendentes de imigrantes poloneses no Paraná, nas cidades de Cruz Machado, Araucária (Colônia Tomás Coelho) e São José dos Pinhais (Colônia Murici), e de descendentes de imigrantes ucranianos em Irati, Mallet, Prudentópolis, Antônio Olinto e seus arredores. O material foi produzido entre 1979 e 2016 A entrada é gratuita.



A exposição é uma homenagem do fotógrafo às suas raízes. Descendente de poloneses nascido em Curitiba (1943), Urban passou a infância e juventude no ‘Campo da Galícia’, atual bairro Mercês. O nome fazia referência à Galícia Oriental, importante região sob domínio do Império Austro-Húngaro, de onde vieram muitos imigrantes poloneses e ucranianos.



No bairro da infância do fotógrafo conviviam ainda imigrantes japoneses, chineses, russos e sírios. “Essa convivência diluía o ódio dos mais velhos que traziam em seus corações o estigma das guerras”, relembra Urban, que descobriu recentemente em sua genealogia, por meio de pesquisa feita pelo irmão Antonio Urban, que a avó paterna é descendente de um casamento entre um ucraniano e uma polonesa



A mostra faz um paralelo entre as sociedades dos descendentes de imigrantes poloneses e ucranianos no Brasil, apresentando semelhanças e características que as unem culturalmente.



Para o diplomata Marek Makowski, cônsul-geral da Polônia em Curitiba de 2012 a 2018, o trabalho de Urban tem um importante valor sociológico e etnográfico. “A exposição tem um enorme valor etnográfico, histórico e sentimental e, apesar de mostrar uma realidade que não se encaixa nos padrões contemporâneos de bem-estar, vem carregada de fortes e positivas emoções”, destacou.



Ela acrescenta que as imagens expõem as famílias polonesas e ucranianas, tão parecidas em suas vidas cotidianas, os sorrisos das crianças, os rostos dos adultos marcados pelo difícil trabalho na agricultura, as casas e igrejas decoradas no mesmo estilo artesanal, coloridas e belas, as ferramentas, o trabalho, os costumes, os valores, a perseverança. “Tudo singelo, familiar e acolhedor, natural e simpático, e aquela sensação de saudade de que tudo isso está se perdendo na presente modernidade”.



Em 2019, João Urban completa 60 anos de fotografia. Iniciou seu trabalho profissional na década de 1960, dividindo sua atuação entre a fotografia publicitária e a fotografia documental de caráter autoral, centrada nas atividades agrícolas do Paraná. Urban já realizou inúmeras exposições e foi um dos primeiros fotógrafos contemporâneos brasileiros a obter reconhecimento no Exterior.



Serviço

Abertura da exposição Aproximações, de João Urban

22 de agosto, às 19h

Período expositivo: até 1º de dezembro de 2019

Entrada gratuita



Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

(41) 3304-3300 | http://www.museuparanaense.pr.gov.br



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado