Cultura

O Paraná é independente há 161 anos
19-12-2014 18:00


Hoje o Estado do Paraná comemora 161 anos de independência política. Sua emancipação aconteceu em 19 de dezembro de 1853, quando D. Pedro II assinou a Lei Imperial 704 e foi instalada a Província do Paraná, com administração independente da Província de São Paulo, da qual fazia parte. Antes da emancipação, se chamava Comarca de Curitiba e Paranaguá.

Com a emancipação política do Paraná o governo imperial pretendia unir os interesses dos produtores de erva-mate regionais – que dominavam política e economicamente a região – com os interesses da Coroa, criando uma zona intermediária entre a Província do Rio Grande do Sul e a Província de São Paulo e Minas Gerais.

Na época, os presidentes das províncias eram indicados pelo governo imperial. O escolhido para comandar o Paraná foi o baiano Zacarias de Góes Vasconcelos, que teve como primeiro desafio povoar o território, até então considerado desabitado. Foi iniciado, assim, um movimento para atrair trabalhadores urbanos de outras capitais, como padeiros, pedreiros e marceneiros.

CAPITAL
A escolha da capital se deu um ano após a assinatura da Lei. Paranaguá, Curitiba, Castro e Lapa concorriam ao título pois tinham quase o mesmo número de habitantes – entre seis e sete mil. Por sua localização estratégica, no centro das outras, e por ser a cidade mais rica e importante desde aquele tempo, Curitiba foi a escolhida.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado