Cultura

Oficina de preparação de atores gratuita recebe inscrições
13-05-2016 15:53

Os atores curitibanos terão na próxima semana a oportunidade de conhecer e participar de um trabalho de preparação de atores já apresentado com sucesso no exterior. A Oficina “Ara Izô – O Corpo que Queima” será ministrada por Nando Zâmbia, do Grupo NATA (Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas), no próximo dia 18 de maio, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas pelo email Clarissa.oliveira@companhiatransitoria.com.br ou pelo whatsapp: 41 98259022.

A oficina é uma das ações do “Projeto Macumba”, uma produção da Companhia Transitória, que já está acontecendo em Curitiba, envolve inúmeras atividades e culmina com a apresentação do espetáculo “Macumba: Uma gira sobre o Poder”, em julho.

Esta primeira oficina tem como matéria-prima o corpo e a sua completa entrega. Com o uso de alguns elementos do universo da dança afro-brasileira pretende-se desenvolver no e com o aluno a musicalidade, o ritmo, equilíbrio, dilatação energética, emanação corporal e instrumental, domínios importantes no trabalho do ator. “Compreendendo o corpo como universo vivo e em constante ‘ebulição’, produtor e condutor de um transbordamento de energia a ser explorada, busca-se um ator flamejante, presente em estado de dilatação energética e profundo diálogo com o seu corpo e a sua capacidade de irradiação”, diz Nando Zâmbia.

Este trabalho nasceu da pesquisa cênica que norteia a linha de pesquisa do NATA e conta com exercícios cênicos pautados na ancestralidade afro-brasileira a fim de potencializar o encontro do ator e da atriz com sua ancestralidade e, a partir daí, identificar princípios técnicos para a criação. Criada em 2011 com a intenção de pesquisar o trabalho de construção individual do aluno(a) para a cena, “Ará Izô – Corpo que Queima”, foi desenvolvida no Brasil, Portugal, Itália e Grécia, mostrando-se um potente veículo de investigação, construção e conscientização para o labor cênico, independente de suas origens, cultura e crença religiosa. Apoiando-se sob os pilares da Antropologia Teatral, “Ara Izo – Corpo Que Queima” questiona o corpo e sua história.

Serviço:
O que: Oficina “Ará Izô – Corpo que Queima”,, com Nando Zâmbia, do NATA.
Quando: dia 18/05 das 14 às 18h.
Quanto: Gratuito
Onde: Sociedade 13 de Maio (R. Clotário Portugal, 274)
Informações e inscrições: Clarissa.oliveira@companhiatransitoria.com.br ou pelo whatsapp: 41 98259022
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado