Cultura

Oficinas virtuais do MON já alcançaram mais de 165 mil pessoas
30-06-2020 17:11

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece diversas oficinas artísticas virtuais que podem ser feitas em casa, por toda a família. Preparadas especialmente para o período de quarentena, elas já foram acessadas por mais de 165 mil pessoas.



"A arte e a cultura têm se mostrado essenciais neste momento de isolamento social e os números do MON comprovam que estamos no caminho certo”, afirma a superintendente estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Apesar de fechados fisicamente para o público, mantemos e intensificamos a aproximação de forma virtual em todos os espaços culturais do Governo do Estado", acrescenta.



As atividades oferecidas pelo MON são apresentadas de maneira fácil e didática, a partir de vídeos ou PDFs ilustrados, orientados pelos educadores do Museu e possíveis de serem feitas utilizando materiais simples que geralmente as pessoas têm em casa.



“As oficinas contemplam diversas vertentes artísticas, como desenho, pintura e fotografia, e são todas inspiradas em obras dos artistas que fazem parte do acervo ou de exposições do MON, o que pode ser uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo educativa para as famílias durante esse período de quarentena”, explica a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.



Entre as oficinas disponíveis em vídeo estão “Desenho Projetado”, inspirada na obra de Julio Le Parc, e “Fotografe sua Cor Favorita”, criada a partir do trabalho de Tomie Ohtake.



Outros exemplos são “Que Monstrinho Tem seu Nome” e “Desenho na Lixa”, inspiradas nos artistas Rafael Silveira e Péricles Varella, respectivamente.



Postadas periodicamente duas vezes por semana nas redes sociais da instituição, as oficinas permanecem disponíveis nesses canais. Essas e todas as outras atividades elaboradas após o fechamento temporário do Museu também podem ser encontradas aqui: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/



MON EM CASA - O Museu Oscar Niemeyer lançou uma programação virtual especial para o período de distanciamento social. Com a hashtag #monemcasa, o público acessa uma série de ações, além das oficinas educativas que podem ser feitas por toda a família.



Há, por exemplo, atividades específicas para o público maior de 60 anos, que costumava participar do programa Arte para Maiores, enviadas agora via WhatsApp. Nas redes sociais do @museuoscarniemeyer também é possível visitar exposições e ateliês, aprender mais sobre as quase 7 mil obras do acervo do MON e assistir a entrevistas de artistas que têm obras no acervo da instituição, além de participar de oficinas artísticas e educativas.



O Museu conta ainda com 13 exposições que podem ser vistas na íntegra virtualmente, no Google Arts & Culture, sem sair de casa. No site do MON, o visitante tem acesso a tours virtuais em 3D pelo Museu e por várias exposições.



SERVIÇO: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/



www.museuoscarniemeyer.org.br



Facebook, Instagram e YouTube: @museuoscarniemeyer



Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture



Disponível em bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado