Cultura

Sanepar abre mostras fotográficas sobre os Mananciais da Serra
08-10-2015 19:01

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresenta duas exposições fotográficas sobre a região dos Mananciais da Serra. Elas podem ser vistas no Museu do Saneamento e na sede da companhia, em Curitiba.

Localizada na Serra do Marumbi, em Piraquara, a região tem extrema importância para a história do saneamento, pois era dali que vinha a água no primeiro sistema de abastecimento do Estado.

Os Mananciais da Serra abrigam um importante conjunto de nascentes onde ficavam as captações de água e os reservatórios que compunham o sistema. Inaugurado em 24 de agosto de 1908, este primeiro sistema abasteceu Curitiba até 1945.

EXPOSIÇÕES - No Museu do Saneamento, no bairro Tarumã está aberta a exposição A Presença Indígena nos Mananciais da Serra. A mostra retrata momentos do cotidiano da aldeia local, tendo a água como fio condutor para as fotos de Paulo Henrique Coelho Madalena.

Outra exposição sobre os Mananciais da Serra está na sede da Companhia, no bairro Rebouças. São fotos de José Luiz Carraro, que se dedica à conservação da memória do saneamento do Paraná. Quando iniciou o registro fotográfico, encontrou caixas coletoras, ventosas e outros equipamentos que estavam escondidos em meio à vegetação. A partir das descobertas, equipes da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão conseguindo manter preservada a história do sistema.

“O objetivo é registrar a história e mostrar a importância que o sistema de abastecimento teve para a população local. Muitas famílias trabalharam em sua construção. Minha intenção é divulgar isso e incentivar que as pessoas conheçam os Mananciais da Serra e ajudem a preservar a área”, diz Carraro.

SERVIÇO
A Presença Indígena nos Mananciais da Serra
Local: Museu do Saneamento (Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba)
Até 5 de novembro
Mananciais da Serra – Registros da História
Local: sede da Sanepar (Rua Engenheiros Rebouças, 1376, Rebouças, Curitiba)
Até 30 de outubro de 2015

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado