Cultura

Sistema online facilita busca de livros na Biblioteca de SJP
23-10-2015 19:32

A procura por livros na Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, em São José dos Pinhais, aumentou desde que a Cidade foi inserida na busca online de livros. O sistema é da Biblioteca Pública do Paraná e integra 27 bibliotecas de 13 Municípios.

Com ele, os usuários podem visualizar pela internet onde encontrar a obra que desejam. O sistema tem vários mecanismos de busca, o que tornam a procura rápida e fácil. “Sempre damos uma olhada no sistema online antes de ir à Biblioteca. É um recurso muito bom pois agiliza o tempo e nos mostra exatamente onde e quando podemos emprestar aquela obra”, diz a contadora Rosane Carvalho, que vai semanalmente à biblioteca de SJP com a filha de 13 anos. “Esses dias, precisava de um livro que não consegui encontrar na escola. Pesquisamos no site e descobrimos que ele estava disponível na biblioteca do Terminal, onde fomos buscá-lo”, conta a estudante Carolina Carvalho.

CATALOGAÇÃO COOPERATIVA
O sistema funciona em modelo de cooperativa, onde as 27 bibliotecas participantes cadastram suas obras, informando se estão disponíveis para empréstimo. Caso não estejam, mostra qual será a data de devolução, permitindo que outros usuários se programem para emprestá-las. “Tivemos um bom aumento na procura de livros, especialmente por moradores de Curitiba e outras cidades da região”, revela a bibliotecária Monique Martins, da Biblioteca de SJP

De acordo com ela, o Município integra o sistema desde final de 2012. “Fomos a primeira Cidade a aderir ao consórcio, que hoje integra outros 12 Municípios”, explica, lembrando que, atualmente, 85% das obras de SJP estão cadastradas na internet. “Faltam alguns títulos de biografia, que ainda estamos revendo”, diz.

Outra vantagem do sistema online é a facilidade na catalogação. “O trabalho de cadastro é muito mais rápido pois se o livro já existe no sistema, em outra Cidade, já está cadastrado, então, basta inserirmos o número. É muito mais rápido pois é um trabalho de cooperação, de catalogação cooperativa”, ressalta a bibliotecária de SJP.

Faça sua busca aqui!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado