Economia

Analistas de mercado reduzem expectativa para inflação em 2006
20-02-2006 14:06

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Os analistas de mercado e instituições financeiras estão mais otimistas quanto à possibilidade de inflação baixa em 2006. Uma pesquisa divulgada hoje (20) pelo Banco Central revela a expectativa de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4,64% este ano. O número é menor do que os 4,66% estimados na pesquisa da semana passada, mas ainda acima da projeção do governo de 4,5%.

O IPCA é usado pelo Banco Central para fixar as metas de inflação, número que revela o quanto os preços de produtos e serviços aumentou. Para este mês, o boletim do banco mantém a expectativa de 0,46% para o IPCA e de 0,32% para a inflação de março. Na projeção para os próximos 12 meses, a inflação cai de 4,49%, na pesquisa da semana passada, para 4,46%. Todas as estimativas, no varejo e no atacado, apontam inflação de 4,5% em 2007.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), a inflação deste ano na capital paulista será de 4,49%, contra 4,5% na pesquisa anterior. Em linha, portanto, com a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Índices semelhantes estão previstos pelo boletim Focus para aumento nos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos, água, saneamento, transporte urbano e outros). A previsão, há cinco semanas, é de que os reajustes dos preços monitorados fique em 4,5% este ano, com redução para 4,2% no ano que vem.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado