Economia

Atendimento do Luz para Todos deve zerar este ano déficit de energia rural no Paraná
05-01-2007 19:39

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Até o final deste ano, cerca de 43 mil propriedades rurais do Paraná deverão ser beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos, o que poderá zerar o déficit no fornecimento de energia no estado. O coordenador estadual do programa, representante do Ministério de Minas e Energia, Alcindo Tuchtenhagen, informou que essas ligações, realizadas por quatro concessionárias, vão envolver cerca de R$ 157,96 milhões.

"Até agora, já foram repassados R$ 45,90 milhões para um total de 27 mil ligações feitas em 399 municípios desde que o programa foi implantado, em junho de 2004", disse Tuchtenhagen, em entrevista à Agência Brasil. Ele explicou que os recursos são liberados pela Eletrobrás de acordo com as instalações entregues pelas companhia Paranaense de Energia (Copel), Força e Luz do Oeste, Campo Largo e Santa Cruz.

Luz Para Todos é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com a participação da Eeletrobrás, do governo estadual e, no caso do Paraná, da Copel. O programa foi criado com o propósito de levar energia elétrica à população rural que ainda não tem esse serviço público.


Segundo Tuchtenhagen, o programa prioriza famílias domiciliadas nos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse indicador avalia e quantifica a disponibilidade de acesso à população de uma série de serviços públicos essenciais, refletindo e traduzindo o grau de qualidade de vida daquela comunidade.

O Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicava que no Paraná havia cerca de 24 mil propriedades rurais sem energia elétrica. Entretanto, ressaltou Tuchtenhagen, "houve um acentuado crescimento no setor nos últimos anos, e tem também os filhos dos agricultores que se casam e adquirem as próprias terras, desmembrando a família".


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado