Economia

Brasil e Estados Unidos firmam carta para constituir Mecanismo de Consultas Informais
06-06-2006 23:38

Thais Leitao
Repórter da Agência Brasil

Rio - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, assinaram hoje (6) carta de intenção para constituição do Mecanismo de Consultas Informais entre os dois países.

Furlan informou que o mecanismo contará com quatro grupos de trabalho, que vão abordar os seguintes temas: cooperação entre o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o National Institute of Standards and Technology (Nist, órgão de padronização dos Estados Unidos), facilitação de negócios, promoção de exportações e investimentos e cooperação entre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o United States Patent and Tradmark Office (USPTO, órgão norte-americano de marcas e patentes).

Os grupos, que se reuniram pela primeira vez na manhã de hoje (6), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio, voltam a se encontrar em setembro, nos Estados Unidos. Segundo Gutierrez, no próximo encontro, serão apresentadas "metas agressivas", após um prazo de 60 dias para elaborá-las, tendo em vista o comércio bilateral.

Furlan e Gutierrez disseram que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não foi discutida na reunião. O secretário norte-americano ressaltou, porém, que acredita no futuro das Américas. Para ele, o continente pode e deve competir com qualquer região do mundo. "Você pode chamar de qualquer nome, mas o importante é que as pessoas que vivem juntas na atmosfera que chamamos de Américas, como um grupo, têm um grande futuro e oportunidades para criar empregos, crescimento, prosperidade e dar resultados para nosso povo", afirmou Gutierrez.

O ministro informou que um dos grupos estudará padrões para a área de biocombustíveis. "Brasil e Estados Unidos são os países que têm maior produção e uso do biocombustível, e combinamos que as duas instituição - Inmetro e Nist - vão trabalhar para estabelecer padrões nessa área onde há um potencial imenso, inclusive na área de avaliação de emissões", disse Furlan. Segundo o ministro, esses estudos poderiam ser oferecidos a outros países.

De acordo com ele, o tema fará parte da agenda da reunião de setembro, quando especialistas brasileiros poderão ter um diálogo com as várias partes envolvidas nos Estados Unidos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado