Economia

Brasil suspende entrada de animais vindos de município argentino com foco de aftosa
09-02-2006 21:05

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil suspendeu, temporariamente, o ingresso de animais vivos e seus produtos, vindos da província argentina de Corrientes, a 280 quilômetros do Rio Grande do Sul, depois que foram divulgadas informações sobre a existência de foco de febre aftosa na região.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento resolveu suspender, também temporariamente, as importações de animais vivos, que possam transmitir aftosa, de toda a Argentina. A carne sem osso ou maturada, no entanto, pode ser importada.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, disse que o Brasil reforçou a fiscalização de fronteiras desde a ocorrência do foco de febre aftosa no ano passado em Mato Grosso do Sul. No final de março, deverá estar em funcionamento um sistema de Rio Grande do Sul. Em outra etapa, dentro de mais três meses, as fronteiras de outros países serão também cobertas.

Trata-se de sistema de fotografias que funcionará 24 horas por dia, registrando tudo o que se passa na fronteira numa extensão de 25 quilômetros dos dois lados, permitindo controlar o tráfego de animais e veículos. Para o secretário Gabriel Maciel, tanto a Argentina quanto o Paraguai têm colaborado com o Brasil na questão da prevenção e da vigilância sanitária.

O secretário disse que o Brasil tratará a Argentina com a mesma reciprocidade, já que este país prestou todo apoio às autoridades brasileiras quando ocorreram casos de aftosa em Mato Grosso do Sul. Ele admitiu que a ocorrência da doença em Corrientes poderá resultar numa abertura maior para as exportações de carne brasileira para o Chile, que já estiveram fechadas. As vendas para o Chile significam 11% das exportações brasileiras do produto. A Argentina vinha sendo um grande fornecedor de carne para o país vizinho.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado