Economia

Brasil vai trabalhar ''como nunca'' para ter auto-suficiência em outras fontes energéticas, diz Lula
06-05-2006 12:31

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (5) que o país investiu pouco em pesquisa sobre gás natural, mas tem como produzir outras fontes de energia e não ficar na dependência dos recursos de outra nação.

"Um país que queira ser soberano não pode ficar dependendo de alguém. Ele tem que construir suas próprias bases", disse, ao inaugurar uma hidrelétrica em Aimorés (MG). "Nós vamos trabalhar como nunca trabalhamos para ser auto-suficiente em outras matrizes energéticas que precisamos. Aí, sim, o Brasil se apresentará ao mundo com muito mais soberania, muito mais grandeza e muito mais capacidade de atrair investimentos para o nosso país", acrescentou.

O presidente voltou a defender o direito de a Bolívia nacionalizar suas reservas de gás e petróleo e negociar um preço justo para a venda do gás, mas destacou que a Petrobras deve ser ressarcida pelos investimentos feitos no país vizinho. E ressaltou que o Brasil também tem o direiro de negociar um preço viável pelo gás importado.

"Nós queremos continuar utilizando o gás da Bolívia. Se amanhã a Bolívia não quiser, vamos procurar outro caminho, até porque, não queremos que ninguém obrigue o Brasil a vender para quem quer que seja aquilo que é nosso. Nós também não podemos obrigar os outros", disse.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado