Economia

Chávez tem encontro com autoridades e imprensa no dia 20 em Curitiba
16-04-2006 22:22

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retribuí nesta quinta-feira (20) a visita do governador Roberto Requião feita em novembro do ano passado àquele País. Requião liderou uma missão governamental e empresarial que resultaram em US$ 300 milhões de investimentos ao Paraná, entre convênios e negócios nas esferas pública e privada.

A comitiva de Chávez integrará 40 empresários e 50 autoridades venezuelanos. Eles farão duas rodadas de trabalho: uma institucional no Palácio Iguaçu dia 20 e a outra empresarial, no dia 19, no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba. A Federação das Indústrias do Paraná prevê a participação de 100 empresários paranaenses.

Agenda - O presidente venezuelano desembarca na noite do dia 19 no Aeroporto Internacional do Afonso Pena e no dia 20, após café da manhã reservado com Requião, tem um encontro com autoridades paranaenses e venezuelanas, além dos empresários dos dois países.

A apresentação dos projetos a serem assinados por Chávez e Requião será feita no Palácio Iguaçu a partir das 9h30. O encerramento oficial do II Encontro Regional para Integração Paraná/Venezuela está previsto para as 10h30. A entrevista coletiva de imprensa será às 11h45 na sala de imprensa da sede do Governo do Estado.

Planos de ações - O coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Martin Gallo, destaca que o Paraná preparou cerca de 30 planos de ação que deverão ser assinados com a Venezuela. No setor público estão previstos planos de trabalho conjunto nas áreas de saneamento, meio ambiente, agricultura, infra-estrutura, comércio exterior e educação.

Já as rodadas empresariais acontecem no dia 19, entre as 14 e 18 horas, no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba. Segundo o coordenador geral de Novos Negócios da Federação das Indústrias do Paraná, Henrique Ricardo dos Santos, “a Venezuela, assim como boa parte da América Latina, oferece alternativas e oportunidades de novos mercados”.

Porto de Paranaguá - Após o almoço reservado Requião e Chávez e comitiva de 15 pessoas se deslocam às 14 horas para o Porto de Paranaguá para um encontro com o superintendente Eduardo Requião. Às 17 horas está previsto o retorno e embarque de Chávez para Caracas – capital da Venezuela.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o Paraná tem um saldo positivo com a Venezuela. “Desde 2003 as exportações paranaenses para a Venezuela aumentaram 153%, o que garantiu um ótimo saldo comercial com o Estado. Em 2005 as exportações ultrapassaram a marca de US$ 185 milhões”, informou. Segundo Moreira Filho, em dois anos, o Paraná aumentou em 77% nos países latino-americanos como resultado das missões empresariais realizadas pelo governo do Estado. Em 2005, a Venezuela garantiu a 15ª colocação no ranking dos maiores importadores do Paraná.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado