Economia

Compras pela internet somaram R$ 12 bilhões em 2005, diz diretor de câmara de comércio eletrônico
11-02-2006 14:04

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O comércio eletrônico movimentou no Brasil, no ano passado, um volume superior a R$ 12 bilhões, envolvendo indústria automobilística, mobiliária e leilões. Segundo o diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Cid Torquato, a expectativa para 2006 é de crescimento de 50% sobre o faturamento registrado em 2005.

Ele baseia sua previsão no próprio desenvolvimento da economia digital e também no crescimento no número de usuários de banda larga. "Com o aumento desses usuários, em geral, as transações eletrônicas crescem", disse, em entrevista à Agência Brasil. "Hoje, cerca de 80% das pessoas que fazem transações pela internet são usuários de banda larga. Então, o crescimento da base obrigatoriamente gera um aumento das operações", acrescentou.

Atualmente, de acordo com estimativas do executivo, 18 milhões de pessoas fazem pesquisas na internet com o objetivo de compra. Dessas, mais de cinco milhões efetivam a transação digital, o que, na avaliação dele, mostra que no Brasil existe um universo de consumidores potenciais bastante expressivo.

Fundada em 2001, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico é a principal entidade multisetorial da economia digital no Brasil e na América Latina. Ela reúne hoje 160 sócios representativos das empresas líderes de todos os setores da economia. Segundo Torquato, os sócios não se restringem apenas às empresas que vendem produtos pela Internet, mas estão ligados ao funcionamento de toda a economia que passa por um processo acelerado de digitalização.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado