Economia

Estudo da UFPR leva em conta DNA de peixes para melhorar as espécies
04-11-2006 03:19

O governo do Paraná autorizou o repasse de R$ 278 mil para a construção do Laboratório de Marcadores Moleculares no setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra faz parte de um projeto desenvolvido pela universidade em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundo Paraná.

O objetivo é implantar um plano de repovoamento de peixes assistido por marcadores moleculares de DNA (características do DNA que diferenciam dois ou mais indivíduos e são herdadas geneticamente.), considerada a melhor maneira para a conservação de recursos biológicos.

Os programas de repovoamento para recuperação de estoques pesqueiros através da reprodução induzida (em laboratório) e larvicultura assistida (etapa do processo de produção em cativeiro de organismos aquáticos),devem considerar diversos fatores, como o grau de comprometimento dos estoques, a estrutura genética destes estoques, o tamanho da população.

O projeto será desenvolvido paralelamente a outros da UFPR de repovoamento, como o de camarão, caranguejo, robalo, lambari e jundiá. Os animais alvo deste estudo serão as fêmeas utilizadas no processo de reprodução artificial em laboratório e seus descendentes e animais capturados nos ambientes fonte. Os resultados desse trabalho serão divulgados por meio de relatórios técnicos, apresentações em congresso e em revistas especializadas.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado