Economia

Leilão pode vender 460 milhões de litros de biodiesel, diz diretor do ministério de Minas e Energia
24-04-2006 20:40

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um novo leilão de biodiesel deve acontecer no próximo mês, informou hoje (24) o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles. A expectativa, segundo ele, é que sejam comercializados 460 milhões de litros. No primeiro leilão, em novembro de 2005, foram vendidos 70 milhões de litros e no segundo, em março deste ano, 170 milhões.

O biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou espécies vegetais como a mamona, o girassol, o babaçu e a soja. Uma lei aprovada em 2005 prevê a obrigatoriedade de adição de pelo menos 5% de biodiesel ao óleo diesel derivado de petróleo. O prazo para cumprimento da lei é de oito anos, sendo que já a partir de 2008 terá de ser adicionado um percentual de 2%.

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirma que a quantidade de biodiesel necessária para cumprir o determinado até 2008 deve ser grarantida. "Já temos praticamente a certeza de que os 800 milhões necessários para o B2 a partir de 2008 já estão assegurados".

Rondeau e Dornelles participaram hoje do 1º Seminário Internacional de Biocombustívies, em Brasília. Durante o evento, o ministro afirmou que é interessante para o Brasil que outros países ser tornem produtores de combustíveis como o etanol e o biodiesel. "Para que esses combustíveis se tornem de fato commodities no mercado internacional é preciso que vários países, não só da América do Sul, como da África e da Índia, difundam essas tecnologias e produzam combustíveis renováveis", ressaltou.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado