Economia

Pesquisa do Banco Central mantém expectativa de 4,07% para a inflação do ano
22-01-2007 15:07

Brasília - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deve fechar em torno de 4,07%, de acordo com a expectativa média de uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras consultados pelo Banco Central, na última sexta-feira (19).


O resultado da pesquisa foi liberado hoje (22) no Boletim Focus, que aponta números divergentes quanto aos preços no atacado. Enquanto o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 4,14% para 4,22% na comparação semanal, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) diminuiu a projeção de 4,25% para 4,16%.


A projeção de inflação no varejo prevê leves aumentos, de 0,43% para 0,45% neste mês, e de 0,45% para 0,47% no IPCA de fevereiro, ao passo que a perspectiva de inflação para os próximos 12 meses foi mantida em 4,03%. Abaixo, portanto, da meta de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


O comportamento de preços na capital paulista será um pouco menor que no país como um todo, embora o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) tenha aumentado de 3,85%, na semana anterior, para 3,96%.


Houve leve crescimento também quanto à expectativa de preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, água, saneamento, medicamentos, educação, transporte urbano e outros). Esse segmento deve acumular reajustes de 4% no ano, e não mais os 3,95% da pesquisa anterior, segundo o Boletim Focus.

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado