Economia

Petrobras compra unidades da Shell na Colômbia
29-04-2006 09:29

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobras anunciou hoje (28) a compra de ativos de distribuição e comercialização dos combustíveis da Shell na Colômbia. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, a empresa está negociando outras aquisições no Paraguai e no Uruguai e deverá divulgar o investimento feito na Colômbia somente depois de encerrar os negócios nos três países.A assessoria adiantou, porém, que a operação global chega a cerca de U$ 140 milhões.

A compra das unidades da Shell na Colômbia envolve 39 estações de serviços e lojas de conveniência em Bogotá e outras localidades próximas à capital do país; uma base de armazenamento e planta de mistura de lubrificantes em Puente Aranda e um terminal em Santa Marta. A partir de hoje as unidades começaram a operar sob a responsabilidade da Petrobras, mas a marca Shell será mudada em seis meses.

Naquele país a Petrobrás iniciou a expansão de seus negócios no exterior, em 1972. Na década de 90, ampliou sua participação na Colômbia com as aquisições das companhias Lasmo, do Reino Unido, e Exxon, dos Estados Unidos. Em 2004, a estatal reforçou a presença no setor energético colombiano, ao obter os direitos de exploração no bloco gigante de Tayrona, de 45 mil quilômetros quadrados, em águas profundas ( três mil metros). Até dezembro do ano passado, os investimentos da Petrobras na Colômbia chegaram a U$ 555 milhões.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado