Economia

PR defende produtores de carne e cobra agilidade do Ministério da Agricultura
11-06-2006 04:00

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Newton Pohl Ribas, vai a Brasília na próxima terça-feira (13) cobrar do Ministério da Agricultura agilidade na liberação dos resultados dos exames de febre aftosa coletados no Paraná. As amostras foram enviadas no dia 28 de março – há dois meses e treze dias. Ribas quer agilizar a liberação das áreas que o Ministério da Agricultura considerou suspeitas de aftosa. O interesse do Estado é conseguir novamente o reconhecimento internacional de sanidade animal. “Temos que agir em defesa dos interesses dos produtores do Paraná”, disse o secretário.

Ribas vai reivindicar também a divulgação dos exames de sorologia das amostras coletadas de 9,6 mil animais de 607 propriedades, num raio de 10 quilômetros das fazendas que tiveram os animais sacrificados, consideradas áreas de risco. Esses exames foram enviados no dia 2 de maio e normalmente ficam prontos em dois ou três dias. “Pelo menos os exames de sorologia têm que ser divulgados já”, afirma.

Newton Pohl Ribas critica a divulgação parcial dos exames das necropsias feitas com as vísceras de 21 animais das sete propriedades declaradas focos de aftosa pelo Ministério da Agricultura - os resultados das onze vísceras analisadas deram negativo. “Se uma só das 21 amostras enviadas der resultado positivo de nada adiantará os demais darem negativo”, disse. Foram enviadas 21 amostras para o Laboratório Nacional de Agricultura de Belém (PA), sob a supervisão do Centro Pan-Americano de Febre Afotsa (Panaftosa).

O secretário da Agricultura convidou os deputados Osmar Serraglio, Odílio Balbinoti e Moacir Micheletto para reforçar o pedido de agilidade, diante da urgência de um esclarecimento da questão sanitária no Paraná. O secretário disse que o Ministério da Agricultura alegou que faltaram insumos para as análises por causa da greve do pessoal administrativo. “Essa justificativa deixou os pecuaristas paranaenses ainda mais indignados”, disse. Segundo Ribas, os produtores querem até fazer a doação de insumos para o Ministério com o objetivo de acelerar os exames e liberar as áreas.

Essa não é a primeira vez que o governo paranaense exige do Ministério da Agricultura mais rapidez na liberação dos resultados de exames da aftosa. Em novembro do ano passado o vice-governador Orlando Pessuti criticou publicamente o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) pela demora na divulgação dos resultados dos primeiros exames. As amostras foram enviadas no dia 21 de outubro, os resultados ficaram prontos no dia 27, mas só foram informados ao Paraná no dia primeiro de novembro.

Foto:SECS
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado