Economia

Requião assina no Rio de Janeiro compra da parte da El Paso na UEG Araucária
05-03-2006 23:47

O governador Roberto Requião e o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, estarão no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (06) para assinar os termos da compra da parte da El Paso na Usina Termelétrica de Araucária (UEG Araucária).

A operação que será formalizada entre Copel e El Paso resultará no aumento da participação da estatal paranaense na UEG Araucária, mediante o pagamento do equivalente a US$ 190 milhões, dos atuais 20% para 80%. A Petrobras permanecerá com os 20% das ações que já tem.

Além disso, será assinado um Contrato de Transação Extrajudicial pelo qual a Copel reconhece uma dívida de R$ 150 milhões junto a Petrobras, a ser paga em 60 parcelas mensais com início em janeiro de 2010 e correção pela taxa Selic, do Banco Central.

A dívida tem origem nos contratos firmados pelo governo passado para o abastecimento da usina com gás natural boliviano que traziam a cláusula “take or pay”, pela qual o volume de combustível contratado deveria ser pago mesmo que não fosse utilizado.

Essa questão era a última das pendências que envolviam a polêmica usina, que embora jamais tenha gerado um único quilowatt-hora de eletricidade desde a sua inauguração, em setembro de 2001, significava um risco empresarial enorme para a Copel.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado