Economia

Secretários de todo país aderem a Plano de Logística de Transportes
08-07-2006 21:16

O Fórum Nacional dos Secretários de Estado dos Transportes vai aderir ao Plano Nacional de Logística de Transportes, em elaboração desde fevereiro pelo Ministério dos Transportes. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (07), durante o último dia de discussões da reunião realizada em Curitiba. “É muito importante essa integração, já que o plano define o futuro de ligações rodoviárias, ferroviárias e portuárias, fundamentais para o desenvolvimento do setor”, completou o secretário dos Transportes do Paraná e presidente do Fórum, Rogério Tizzot.

A apresentação do plano ficou por conta do engenheiro Marcelo Perrupato, do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), que presta consultoria ao Ministério. Tizzot destacou a importância do Plano e da participação dos secretários dos Transportes das Federações no estabelecimento de metas para a infra-estrutura do país. “Com a adesão ao plano, vamos participar ativamente da discussão da elaboração que deve ser concluída em dezembro deste ano”, informou.

“Devemos atuar em conjunto com o Ministério dos Transportes ao longo destes meses, estabelecendo as ações prioritárias a serem tomadas a partir de 2007, no âmbito dos Estados e da União”, completou.

Aprimoramento – De acordo com Perrupato, trata-se de um plano nacional federativo, multimodal que deve envolver toda a cadeia logística associada ao transporte até 2023. Segundo ele, a apresentação do plano aos secretários dos Transportes e a adesão dos Estados vai permitir o aprimoramento da estrutura. “O Plano é uma decisão de retomada do processo de planejamento de médio e longo prazo no Ministério dos Transportes, levando em consideração o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do nosso país. Por isso, ele incorpora todos os Estados e todos os segmentos da sociedade”, explicou.

“Dessa forma, estabelecemos com os secretários dos Transportes uma parceria permanente que vai permitir a inclusão de idéias e sugestões, atendendo às necessidades nacionais e federativas para que o Plano seja melhorado ano após ano”, analisou.

Perrupato disse ainda que o Plano inclui a visão do setor privado, principal responsável pela produção no país. “Cabe ao governo federal, em conjunto com os Estados, propor modernização da infra-estrutura de transportes para que ela possa ser aproveitada com uma visão logística pelo setor privado – embarcadores de carga, geradores da carga e os transportadores”, finalizou.

Bahia – Nesta sexta-feira (07), o secretário de Infra-Estrutura da Bahia, Cláudio Mello, apresentou aos demais colegas do Fórum Nacional dos Secretários de Estado dos Transportes o Plano de Lógistica do Estado da Bahia, elaborado nos anos de 2002 e 2003. O Estado da Bahia foi um dos primeiros a sistematizar um programa de logística de Transportes.

Foto Jorge Woll - SETR - DER.
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado