Economia

Taxa de juros cobrada sobre investimentos na produção é a menor da história
21-12-2006 20:50

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6,85% ao ano para 6,5%. Esse é o menor nível desde a criação da taxa, em 1994.

A TJLP serve como referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e por isso é considerada importante na sinalização dos rumos da economia do país, principalmente pelo setor industrial.

Segundo o ministro Guido Mantega, da Fazenda, com a redução, a taxa se aproxima da que é cobrada nos países mais avançados, e isso funciona como mais um estímulo para o investimento produtivo e o conseqüente crescimento econômico do país.

“O país está passando por uma verdadeira revolução no crédito. A redução da TJLP é um desses instrumentos que proporcionará o crescimento da economia em níveis maiores”, disse Mantega, logo após o anúncio da decisão.

A redução foi aprovada por unanimidade entre os membros do CMN. O conselho tem entre seus integrantes, além de Mantega, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.


A próxima reunião do CMN acontece em janeiro, mas não haverá definição de alterações na taxa, medida tomada apenas a cada três meses. A nova TJLP, definida hoje, passa a vigorar imediatamente.



POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado