Educação

Alunos de escolas públicas do PR têm quarta melhor média do Enem
08-02-2007 11:24

O desempenho geral de alunos e ex-alunos das escolas públicas estaduais do Paraná no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) melhorou, apontam os resultados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Os estudantes de escolas públicas paranaenses superaram a média geral brasileira e alcançaram, entre todos os alunos de instituições públicas, a quarta maior média nas duas provas realizadas — objetiva e de redação.

Pouco mais de 2,7 milhões de alunos de todo o país, de escolas públicas e particulares, concluintes ou egressos do ensino médio, participaram do Enem 2006. Eles tiveram médias de desempenho de 36,90 na prova objetiva e de 52,08 na de redação, numa escala de avaliação que varia entre 0 e 100. As médias nacionais dos estudantes de escolas públicas são ligeiramente inferiores: 34,92 na prova objetiva e 51,23 na de redação.

Os paranaenses concluintes ou egressos do ensino médio e que cursaram somente a escola pública superaram as médias nacionais nos dois critérios. Na prova objetiva, alcançaram média 36,28, a quarta maior média do Brasil entre os alunos de instituições públicas, abaixo apenas de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. Na prova de redação, a média foi de 53,13 — também a quarta melhor entre as escolas públicas, abaixo de Rio Grande do Sul e Santa Catarina e praticamente empatando com Mato Grosso do Sul, que obtece média de 53,15.

“Melhorar a qualidade do ensino público tem sido nosso compromisso maior desde 2003. Os resultados do Enem 2006 atestam que estamos avançando”, afirma a professora Yvelise Arco-Verde, superintendente da Secretaria da Educação do Paraná (Seed).

Yvelise recorda a postura do Governo do Paraná no início das articulações com as universidades públicas para implantação do sistema de cotas. “Frisamos que não iríamos assumir as cotas como um presente, mas manteríamos nosso compromisso com a qualidade do ensino, para que os alunos das escolas públicas garantam vaga nas universidades por mérito. É o que vem acontecendo”, diz.

Segundo a superintendente, a Secretaria da Educação vem investindo num tripé de ações e programas para a melhoria da qualidade do ensino: as novas diretrizes curriculares, a capacitação dos professores e os novos materiais didáticos.

O Paraná foi o primeiro Estado do país a distribuir gratuitamente livros de Português e Matemática a todos os alunos do Ensino Médio. Também é o primeiro e único Estado a distribuir gratuitamente os livros de todas as 12 disciplinas do Ensino Médio. Na abertura do ano letivo, na próxima segunda-feira, os 436 mil alunos do ensino médio matriculados nas escolas estaduais já terão à disposição todos os livros.

Em 2006, a Secretaria da Educação estreou um programa-piloto que busca preparar os alunos para as provas do Enem, ao mesmo tempo em que permite uma revisão do conteúdo dos três anos do Ensino Médio. Batizado de “Projeto Eureka”, o programa distribuiu apostilas especiais a 30 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que também puderam acompanhar aulas especiais e de reforço através de programas transmitidos pela TV Paraná Educativa, com orientação de professores da rede pública.

“Em 2007, vamos estender o programa para todos os alunos do terceiro ano do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais”, anuncia a chefe do Departamento do Ensino Médio da Seed, Mary Lane Hutner. Segundo ela, o projeto continuará tendo apoio da Paraná Educativa e ganhará o reforço da TV Paulo Freire, canal exclusivo da Educação, com produção de novos programas educacionais.

Agência Estadual de Notícias
Foto SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado